Conheça a casa sustentável que pode ser construída em seis dias
casa sustentavel_5
Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Negócios

Conheça a casa sustentável que pode ser construída em seis dias

Pedro Katchborian em 7 de agosto de 2016

Foram necessários apenas seis dias para a construção de uma casa sustentável em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A residência também se destaca pela economia: o preço ficou 25% mais barato de que das casas convencionais.

casa sustentável de frente com duas janelas

Casa sustentável fica pronta em menos e de semana. Foto: Divulgação

Feito pelo brasileiro Kleber Karru em parceria com o laboratório Open MS, a construção usa a nanotecnologia para inovar: toda a estrutura da casa foi feita em uma máquina que não desperdiça qualquer material. Em relação a construção, apenas quatro funcionários participaram da montagem, feita em menos de uma semana.

A residência possui isolamento término e acústico. Espuma e fios de vidro são responsáveis por manter uma temperatura agradável dentro de casa, seja qual for o clima fora. Além disso, o material é resistente a fogo, água e cupim. O acabamento fica a escolha do proprietário: azulejo, látex, textura ou grafiato.

estrutura de casa sustentável

Foto: Divulgação

A casa também tem estrutura para a colocação de painéis solares e já está com um purificador instalado, capaz de filtrar a água antes de chegar a torneira.

O local é resistente a desastres naturais como tornados e até terremotos: a estrutura da construção é capaz de resistir a ventos de 300 km/h e terremotos que ultrapassam nove graus na escala Richter.

Segundo o Correio do Estado, a ideia dos desenvolvedores é fazer uma parceria com o Governo do Mato Grosso do Sul para que casas do tipo possam chegar para a população de baixa renda. De acordo com os idealizadores, seria possível entregar 30 casas em um mês. A casa está localizada no bairro São Lourenço, na Rua Vista Alegre.

A Open MS diz que a casa sustentável já pode ser comercializada e quem quiser conversar sobre um projeto do tipo deve acessar o site da empresa.

Não é a única casa sustentável do Brasil

Assim como a residência de Campo Grande, outra casa sustentável fez sucesso no Brasil recentemente. Exposta ao público na mostra Casa Cor 2016, em São Paulo, a Aqua foi desenvolvida pelo escritório Mindlin Loeb+Dorro Arquitetura e pela Inovatech Engenharia.

Leia mais:
Aprenda a usar madeira como decoração de forma sustentável e sem gastar muito
PP acessórios produz moda sustentável usando retalhos de couro
Casa sustetável Aqua

Casa sustentável Aqua em exposição na Casa Cor. Foto: André Pinheiro

Entre estudos, análises e protótipos, o processo todo de desenvolvimento da construção levou mais de oito anos. Além da rápida montagem, a casa trabalha com uma estrutura modular, o que possibilita que ela seja desmontada com a mesma facilidade. A residência chamou a atenção pelos painéis fotovoltaicos, sistema de captação de chuva e de monitoramento. O modelo que foi exposto na Casa Cor entre junho e julho de 2016 e estava à venda por R$ 380 mil.

Segundo Rodrigo Mindlin, um dos arquitetos responsáveis pela casa, ela é totalmente viável para os consumidores. “Do ponto de vista da solução construtiva da cadeira de suprimentos e do produto, o projeto é 100% viável. Se você quiser encomendar uma, daqui a três meses vai estar pronta”, diz.

A casa fez tanto sucesso na Casa Cor que Mindlin e seus sócios receberam pelo menos seis ou sete pedidos de residências parecidas com a Aqua.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence