Muji vende casas pré-fabricadas com design japonês
casas pre fabricadas muji
Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Negócios

Muji vende casas pré-fabricadas com design japonês

Camila Luz em 20 de abril de 2016

A empresa japonesa Muji pode ter encontrado uma forma de solucionar o problema do espaço para moradia. A loja lançou uma coleção com três casas pré-fabricadas de estilo minimalista com preços acessíveis que você pode comprar na própria loja.

Os modelos são assinados por três designers famosos: Naoto Fukasawa, Jasper Morrison, e Konstantin Grcic. O projeto foi lançado na última edição da Tokyo Design Week e segue a mesma linha da loja, que vende acessórios, roupas e utensílios para casa simples, com design minimalista, bons preços e preocupação com sustentabilidade.

Cada um dos designers bolou sua construção pensando em uma casa de campo de fácil transporte e que fizesse bom uso do espaço. Elas se inspiram no estilo japonês de tiny houses (micro casas), que podem ser transportadas e fornecem o básico para viver.

LEIA MAIS
Auroville: a cidade sem dinheiro, política e religião é uma utopia?
LEIA MAIS
Os países que bateram recordes com energia renovável em 2016

Diferente das tiny houses convencionais, as casas da Muji prometem trazer um pouco mais de conforto, com espaços mais amplos e funcionais.

De acordo com o jornal britânico Independent, a procura por apartamentos para apenas uma pessoa cresceu no Japão. Um imóvel de 40m² custa em torno de US$ 400 mil.

Já as cabanas feitas pela Muji pretendem ser uma alternativa muito mais acessível. As pequenas casas foram construídas apenas com materiais baratos e sustentáveis, como cortiça, alumínio e madeira, o que reduz o preço final.

A linha será lançada em 2017 e, por isso, os preços ainda não estão disponíveis.

Casas minimalistas

Ao comentar o projeto da Muji, Morrison chama atenção para outro ponto importante: além do baixo custo, essas cabanas são de construção rápida e pouco complexa. Ele comenta:

Com esse projeto, percebi que havia uma chance de projetar uma casa como um produto.

Leia também: Urban 3D, a empresa que quer imprimir casas populares

O novo slogan da Muji é “Muji Is Enough” (Muji é o suficiente). A frase explica o direcionamento da loja em fazer coisas simples, acessíveis. Esse slogan está alinhando com o livro “Super Normal: Sensations of the Ordinary”, escrito por Morrison e Fukasawa em 2008, dois dos designers que estão projetando os modelos de casa.

Para eles, design não é sobre ornamentação e luxo. É sobre fazer coisas que funcionam e facilitam a vida das pessoas, melhorando o mundo em que vivemos. Na obra, os autores expõem uma série de objetos que já existem e estão de acordo com essa filosofia.

Os Modelos

No projeto do designer Konstantin Grcic, a iluminação é o ponto forte. A cabana tem exterior feito de alumínio, grandes janelões de madeira para a entrada da luz natural e papel para cobrir a fachada do sobrado. A estrutura é rígida e pode ser colocada em qualquer tipo de terreno.

casa pré-fabricada

Foto: divulgação.

O japonês Naoto Fukasawa quis dar um tom rústico e campestre para a sua cabana. A parede de vidro é emoldurada por madeira no interior e preta no exterior. Há um fogão de ferro fundido.

sala casa pré-fabricada de madeira

Foto: divulgação

O designer inglês Jasper Morrison desenhou uma cabana de cortiça com interior de madeira. Tambem em entrevista à Dezeen, contou que uma casa de campo deve ter o necessário: um lugar para cozinhar, um para comer, um para higiene e outro para dormir.

casa pré-fabricada em parque

Foto: divulgação

Você acha que as casas minimalistas da Muji podem ser uma solução para o problema de moradia, principalmente nos grandes centros? Dê a sua opinião.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
  • Kartog Belafar

    Eu gostei da ideia. Se a minha noiva concordar, talvez consigamos fazer isso 🙂

  • Lili Ronque

    Concordo muito, o número de habitantes está insustentável para o planeta. Sinto dor no coração quando vejo mais um grande empreendimento imobiliário surgindo. Sejamos realistas, não precisamos mais que o necessário.

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 237 [1] => 205 [2] => 76 [3] => 222 [4] => 157 [5] => 12 [6] => 249 [7] => 94 [8] => 97 [9] => 267 [10] => 68 [11] => 16 [12] => 115 [13] => 186 [14] => 17 [15] => 173 [16] => 175 [17] => 238 [18] => 62 [19] => 92 [20] => 276 [21] => 236 [22] => 25 [23] => 153 [24] => 125 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence