Tecnologia evita desperdício de alimentos transformando frutas em snacks
desperdicio de alimentos (1)
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Negócios

Tecnologia evita desperdício de alimentos transformando frutas em snacks

Aretha Yarak em 24 de novembro de 2017

Os salgadinhos, petiscos e snacks que você encontra em supermercados e vendas poderão, em breve, ser produzidos com restos e descartes de frutas e legumes. Uma nova tecnologia desenvolvida na Austrália promete reduzir o desperdício de alimentos com a reutilização dessas sobras como ingredientes de produtos de alto valor nutricional.

Criada pela Organização das Comunidades de Pesquisa Industrial e Científica (CSIRO, sigla em inglês), a técnica usou bagaço de maçã como um modelo de fonte alimentar. Para reutilizar as frutas que eram jogadas fora, foi desenvolvido um processo para estabilizar as sobras, evitando a degradação física, química e microbiológica. De maneira prática, isso evita, por exemplo, que uma maçã fique marrom e tenha que ser descartada rapidamente.

A tecnologia para evitar o desperdício de alimentos

Além de preservar essas características físicas, a CSIRO conseguiu ainda reter qualidades como sabor, valores nutricionais e segurança – os alimentos ficaram dentro das exigências sanitárias. Apesar de ter sido desenvolvido a partir da maçã, o processo pode ser aplicado a outras frutas, vegetais e até em produtos de hortifruticultura, como brócolis, cenouras, tomates, pêssegos, azeitonas e uvas.

Uma vez preservado, o bagaço úmido pode ser convertido em diferentes preparos: pasta, pó, grãos e flocos. Ele será, em seguida, usado como um ingrediente da receita ou mesmo como parte do produto a ser vendido. Os pós, por exemplo, são indicados para entrar na composição de smoothies, sobremesas, iogurtes, molhos e compotas. Já grãos e flocos podem ser adicionados aos cereais, seja de maneira livre ou no formato de barrinhas.

Maçãs e outras frutas ficam amarronzadas depois de cortadas em função da ação de uma enzima (PPO), que reage com outros componentes das células quando elas são “quebradas”, produzindo pigmentos marrons. Para evitar que isso ocorra, a empresa australiana criou uma substância que, quando inserida nas plantas, bloqueia esse processo de oxidação.

Tecnologia em snacks de maçã

Atualmente, as maçãs que são vendidas em fatias levam um tratamento com vitamina C e cálcio para evitar que fiquem marrons e também para preservar a crocância. Isso, no entanto, pode alterar o sabor do produto.

A tecnologia da CSIRO será usada pela primeira vez pela Okanagan Specialty Fruits Inc. (OSF), uma companhia canadense de biotecnologia. O primeiro produto a ser comercializado será um pacote de snacks com maçãs fatiadas. “Essa tecnologia pode reduzir significativamente o desperdício, já que quase metade das maçãs produzidas são descartadas”, comenta Neal Carter, fundador da companhia e produtor de maçãs desde a década de 1990.

LEIA MAIS
Brasileira, Connecting Food quer reduzir desperdício de alimentos
LEIA MAIS
Alimentação saudável: como saber a origem do que você consome

“Um terço da produção alimentar é perdida ou descartada, somando algo em torno de 1.3 bilhão de toneladas todos os anos, com um custo global de mais de US$ 400 bilhões”, disse em entrevista Gregory Yep, da diretoria da International Flavors & Fragrances Inc (IFF), uma corporação americana que trabalha em colaboração com a CSIRO.

A técnica criada pela CSIRO vem somar às demais inovações já disponíveis aos consumidores. Entre elas estão os produtos naturais que protegem os alimentos (fazendo com que eles durem mais), como a Abeego e a FreshPaper, e um dispositivo de código de barras desenvolvido pela Tesco, que lembra o consumidor quando congelar o alimento e ainda dá dicas de receitas.

Para quem vive esquecendo comida na geladeira, há ainda a FridgeCam, que monitora o que está dentro do eletrodoméstico e envia alertas avisando sobre data de vencimento e do que está em falta — e precisa ser reposto. Tudo para evitar o desperdício de alimentos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 157 [3] => 12 [4] => 237 [5] => 97 [6] => 249 [7] => 222 [8] => 62 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 236 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence