Energia renovável pode ser melhor aproveitada no Brasil
Biometano
Foto: Reprodução
Sustentabilidade > Negócios

Energia renovável pode ser melhor aproveitada no Brasil

Camila Luz em 18 de maio de 2016

O Brasil tem capacidade de investir mais em fontes de energia renovável do que faz atualmente. De acordo com um estudo feito pela Abiogás (Associação Brasileira de Biogás e Biometano), a degradação de materiais orgânicos poderia abastecer 12% de toda a energia do Brasil.

A energia renovável é vantajosa pela sua capacidade de regeneração e por ser limpa. Biogás e Biometano são combustíveis renováveis obtidos a partir da degradação de materiais orgânicos.

No Brasil, o biometano é produzido em aterros sanitários e desperdiçado. Além disso,  as tubulações existentes emitem o gás na atmosfera, causando poluição do ar.  Como o biometano é 21 vezes mais poluente do que o gás carbônico (CO2), aproveitá-lo como combustível seria uma forma de evitar o alto impacto ambiental.

Leia mais:
Ciclovia solar na Holanda está produzindo mais energia do que o esperado
Construção sustentável na Suíça será autossuficiente
Powerhive, a startup que está levando energia solar à África rural

Por que o Brasil deveria investir em energias renováveis

mulheres no laboratório

Foto: Reprodução/Biogas

As características do biometano são as mesmas do gás natural (GNV), um combustível fóssil encontrado na natureza. Por isso, pode ser utilizado em substituição ao GNV para mover veículos pesados, como ônibus e caminhões.

O gás natural, apesar de ser mais limpo do que petróleo e carvão mineral, não é uma fonte renovável de energia. O biometano, por outro lado, é obtido pela purificação do biogás, que é extraído da degradação de materiais orgânicos . A própria sociedade produz grandes volumes de dejetos. Basta aproveitá-los.

Além disso, o biometano seria uma alternativa ao diesel, pois é 70% menos poluente. No caso da energia térmica, substituiria o carvão.

O Brasil também tem alta capacidade de produzir biogás. Segundo o estudo feito pela Abiogás, o território nacional possui grande disponibilidade de biomassa e resíduos orgânicos.

A produção de alimentos (porcos, galinhas, aves, mandiocas e outras agroindústrias) poderia gerar nove bilhões de metros cúbicos de combustível. Já a cana de açúcar, 39 bilhões de m³. O saneamento urbano (lixos orgânicos, esgotos domiciliares e esgotos industriais orgânicos) poderia produzir quatro bilhões de metros cúbicos. No entanto, o país usa pouco mais de 0,06% da sua matriz.

A energia renovável pode ser melhor utilizada no Brasil

O Brasil nunca instaurou políticas públicas para incentivar a produção de biogás e biometano. Por isso, são produzidos em baixa escala. Há, ainda, falta de padrões de qualidade no mercado. A Abiogás acredita na criação de um Programa Nacional de incentivo.

A associação encaminhou projetos ao Ministério de Minas e Energia (MME) para impulsionar a produção. A associação sugere o estabelecimento de políticas claras de comercialização. Apoia, por exemplo, leilões regulares de compra de energia, simplificações tributárias e melhores mecanismos de distribuição de biometano.

Caso a Política Nacional fosse instaurada, o Brasil poderia produzir o equivalente a 11 milhões de toneladas de petróleo por ano. Para a Abiogás, tanto pequenos fazendeiros quanto grandes produtores devem ser incentivados a produzir energia renovável.

placa escrito "biogas" com por do sol de fundo

Foto: Reprodução

Iniciativa que deu certo

Os excrementos de 84 mil galinhas da Granja Haacke, localizada no município de Santa Helena (PR), já estão gerando combustível para automóveis. Para possibilitar a conversão, o proprietário Nilson Haacke investiu R$ 700 mil em equipamentos para decompor as fezes até virarem biogás.

O Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), que tem a hidrelétrica Itaipu como principal mantenedora, investiu R$ 400 mil em um biodigestor. A função do equipamento é transformar o biogás em biometano.

Parte do combustível produzido foi usado em um ônibus da marca Scania, utilizado para transportar funcionários de Itaipu no final de 2014. A eficiência foi comprovada pela montadora, que se interessou pelo biometano por ser um combustível verde.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence