Ikea lança coleção de móveis feitos de materiais reciclados
PS-2017---Ikea_materiais-reciclados
Foto: Reprodução/Dezeen
Sustentabilidade > Negócios

Ikea lança coleção de móveis feitos de materiais reciclados

Camila Luz em 4 de julho de 2016

A rede sueca Ikea irá fabricar móveis e objetos de decoração feitos de materiais reciclados, como madeira, plástico e vidro. Os itens fazem parte da coleção PS 2017, voltada ao público jovem urbano.

A coleção PS é uma edição limitada lançada a cada três anos pela Ikea desde 1992. A mais recente, divulgada em 2014, também destinava-se aos jovens que vivem em cidades. Nascidas a partir dos anos 80, essas pessoas têm consciência ambiental, estão acostumadas a se mudar com frequência e, geralmente, habitam pequenos espaços, segundo informações da marca.

Pensando nesse público, a coleção 2017 oferece produtos com design que economizam espaço, como bancos dobráveis, cadeiras com braços encaixáveis e jaquetas que viram cobertores. O destaque, no entanto, vai para o uso de materiais reciclados. Muitos dos 60 itens são produzidos a partir do plástico PET de garrafas, por exemplo, ou do vidro defeituoso proveniente de instalações comerciais chinesas.

Materiais reciclados sem perder o estilo

A Ikea colaborou com 21 designers para criar as peças, que pretendem oferecer “design de alta qualidade por um ótimo preço”. Técnicas de fabricação experimentais foram desenvolvidas, como processos de reciclagem e reutilização de resíduos.

A designer Anna Granath, por exemplo, usou garrafas de plástico PET recicladas e madeira renovável para fazer portas de armários de cozinha. O estúdio Form Us With Love utilizou esses mesmos materiais para criar cadeiras coloridas.

cadeiras coloridas

Foto: Reprodução/Dezeen

Já a designer Iina Vuorivirta utilizou o vidro rejeitado por fábricas na China para criar vasos coloridos. O material possuía bolhas e outros problemas de fabricação e, por isso, não poderia ser vendido comercialmente. No entanto, a profissional encontrou beleza nos defeitos e criou as peças.  “Criar algo único, mas que também pode ser produzido em massa, foi um desafio para mim como designer e para a Ikea”, conta a profissional, ao site Deezen.

garrafas coloridas de vidro

Foto: Reprodução/Dezeen

A Ikea também teve o cuidado de melhorar sua embalagens, tornando-as mais sustentáveis. Na Itália e na França, o plástico utilizado para esse fim foi usado em uma das mesas da coleção.  A rede também está explorando o uso de uma máquina de tricô capaz de produzir um material fino e leve, para substituir a espuma usada na proteção de produtos frágeis.

Praticidade e consciência

A praticidade é um dos principais focos da Ikea hoje. A rede quer estimular seus clientes a consumirem produtos flexíveis e que sirvam para diferentes fins. Pretende desenvolver uma mentalidade consciente na geração atual, para que seja mais preocupada com os impactos causados no ambiente pelo acúmulo de bens. Diz James Futcher, líder criativo da coleção, também ao Deezen

A ideia é criar uma coleção para a geração urbana jovem — uma coleção que pode ser móvel, adaptável e mutável, para atender suas novas necessidades em casa

Leia mais:
Muji vende casas pré-fabricadas dom design japonês
O design aberto como modelo de negócio na Nova Economia
Aqua, a casa sustentável que pode ser desmontada em poucas semanas

James acrescenta que conforto é crucial. O objetivo é criar produtos que tragam tanto bem-estar, quanto funcionalidade. Um deles é uma mesa dobrável projetada para ser facilmente utilizada quando se está sentado no chão ou trabalhando em um sofá. Outro objeto desenvolvido para a coleção é uma colcha que pode ser dobrada e transformada em uma almofada.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence