6 modelos de casas sustentáveis no Brasil e no mundo
acqua
Acqua Foto: Divulgação
Sustentabilidade > Negócios

6 modelos de casas sustentáveis no Brasil e no mundo para você se inspirar

Camila Luz em 14 de dezembro de 2016

Casas sustentáveis são construções que utilizam recursos de forma eficiente e têm baixo impacto ambiental negativo. O conceito vem ganhando força conforme discussões sobre o futuro do planeta se mostram urgentes. Escritórios de arquitetura do mundo todo estão investindo em seus protótipos e o Brasil não fica atrás: em 2016, diferentes modelos foram desenvolvidos.

As casas sustentáveis têm sistemas eficientes de reciclagem, reutilizam água residual e usam materiais resistentes e de baixo impacto. Para construí-las, também é importante investir em um bom projeto de arquitetura, optando pela iluminação natural e por outras medidas de ventilação e isolamento acústico e térmico. Painéis solares, no entanto, são a bola da vez: o objetivo é investir na captação da luz do sol para gerar energia de forma limpa e renovável.

Conheça seis casas sustentáveis

Aqua – Brasil

A Aqua é uma casa sustentável criada pelo escritório brasileiro Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura e pela Inovatech Engenharia. O projeto foi exposto na Casa Cor em São Paulo neste ano e mistura tecnologia e arquitetura bioclimática.

Ela é composta por vários elementos que garantem sua sustentabilidade, como painéis fotovoltaicos, sistemas de captação da água da chuva e de monitoramento, os quais permitem monitorar o consumo de energia e até controlar dispositivos remotamente.

Os arquitetos também adotaram a estrutura em módulos, conceito cada vez mais utilizado para que o impacto da construção seja o menor possível. Há uma base metálica, banheiro e cozinha são prontos de fábrica, substituindo os tradicionais pilares e vigas. Assim, a casa pode ser desmontada de forma rápida, sustentável e ágil.

Muji – Japão

A empresa japonesa Muji encontrou uma boa solução para o problema de espaço de moradia ao criar pequenas casas pré-fabricadas com design minimalista. Os preços são acessíveis e é possível comprá-las na própria loja.

LEIA MAIS
Melhores dicas para construir e adaptar uma casa sustentável no Brasil
LEIA MAIS
Brasileiros vencem prêmio internacional com construção sustentável

No início deste ano, a companhia lançou três modelos assinados por três designers famosos: Naoto Fukasawa, Jasper Morrison e Konstantin Grcic. Cada um deles bolou suas construções pensando em casas de campo que fossem de transporte fácil e fizessem bom uso do espaço. Elas também pretendem trazer mais conforto do que outras micro-casas, além de ter espaços mais amplos e funcionais.

As casas também foram construídas com materiais baratos e sustentáveis, como cortiça, alumínio e madeira, o que reduz o preço final.

The Waste House (A casa de resíduos) – Reino Unido

A casa sustentável feita a partir de resíduos descartados fica na University of Brighton (Reino Unido). Cerca de 90% dos materiais usados derivam de resíduos domésticos e de construção, incluindo 20 mil escovas de dente, 4 mil caixas de DVD e 2 mil telhas usadas para revestir a fachada.

Ninguém realmente habita a casa, mas ela é funcional e serve como modelo de inspiração para os estudantes da universidade.

Casa sustentável construída em seis dias – Brasil

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o brasileiro Kleber Karru se uniu ao laboratório Open MS para criar uma construção sustentável que pode ser erguida em apenas seis dias. Toda a estrutura da casa foi feita em uma máquina que não desperdiça qualquer material.

Para levantar a construção, são necessários apenas quatro funcionários. A residência possui isolamento acústico e térmico, garantido por espuma e fios de vidro. O material também é resistente a fogo, água e cupim. O acabamento fica a escolha do proprietário: azulejo, látex, textura ou grafiato.

Casa de papelão – Holanda

O estúdio de design holandês Fiction Factory projetou uma casa sustentável feita de nada menos do que papelão. A Wikkelhouse promete ser durável e adaptável e pode ser montada em apenas um dia.

O protótipo é feito de 24 camadas de papelão, colados por uma cola de alta resistência. Elas formam blocos de 1,2 metros de altura que podem ser usados ou não. Assim, o proprietário pode escolher o tamanho e disposição de sua residência. Quantos mais blocos, maior é a casa.

As camadas de papelão são enroladas em torno de um molde e o transporte é simples e prático. Para deixar a estrutura mais resistente, o material é coberto com madeira por fora. Por dentro, há um revestimento personalizado e fica a escolha do proprietário. A casa é resistente às chuvas, ao frio e a outras condições naturais, pois o papelão é um excelente isolante térmico. Segundo o estúdio de design, o protótipo é três vezes mais sustentável do que uma casa normal.

Fall House (Casa de Outono) – Estados Unidos

Nem só de pequenas construções são feitas as casas sustentáveis. Um escritório de São Francisco, nos Estados Unidos, projetou uma casa de luxo que utiliza os recursos naturais de forma eficiente. Tem design amplo, com muitas janelas para ventilação e entrada de luz natural, reduzindo a necessidade de ar condicionado.

A construção também traz uma fachada de cobre, projetada pra oferecer proteção contra incêndio, e um sistema de reutilização de água cinza — água residual obtida após processos como lavar roupa e lavar louça.

acqu

Acqua Foto: Divulgação

muji

Muji Foto: Divulgação

brighton-waste-house

Brighton Waste House Foto: Divulgação

casa-sustentavel

Casa Sustentável Brasileira Foto: Divulgação

casa-de-papelao

Foto: Divulgação

fall-house

Fall House Foto: Divulgação

E aí, se inspirou?

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence