Pague Verde incentiva a economia de energia em troca de prêmios
economia na conta de luz em troca de premios (1)
Foto: Istock/Getty Images
Sustentabilidade > Negócios

Pague Verde incentiva a economia de energia em troca de prêmios

Kaluan Bernardo em 8 de junho de 2016

Uma empresa chamada Pague Verde quer ajudar você a fazer uma economia de energia e ainda ganhar prêmios por isso. Ela analisa sua conta de luz e, se você reduzir seu consumo, te dá pontos que poderão ser trocados por bônus como ingressos de cinema ou descontos em cursos.

O usuário que aderir à Pague Verde não paga nada pelo serviço. Ele precisa apenas fornecer alguns dados de sua conta de luz e a empresa acessará o banco de dados da distribuidora de energia para elaborar um relatório personalizado. Nesse documento, estará o histórico e como seu consumo se compara a de outras pessoas de sua região. Caso nesse mês você faça uma economia de energia e fique abaixo da sua média histórica, ganhará pontos que poderão ser trocados pelos prêmios.

screenshot de como funciona o sistema de economia de energia transformada em premios

Foto: Reprodução/Site

A ideia veio de uma necessidade clara. Só em 2014, o brasileiro desperdiçou 10% de toda a energia produzida, segundo a Abesco, associação que reúne empresas de serviços de conservação do recurso. A conta é alta. De acordo com a organização, isso equivale a aproximadamente R$ 12,64 bilhões — metade desperdiçado por residências.

“Acontece tanto por mal comportamento, como deixar luz ligada ou demorar no banho, quanto por equipamento ineficiente. Todos têm praticamente uma mini usina de desperdício em casa”, diz Heider Berlink, CEO da empresa, ao Free the Essence.

O problema, segundo ele, é que as distribuidoras de energia são monopolizadas e lucram proporcionalmente ao consumo. “Dessa forma, há pouco interesse em fazer as pessoas economizarem”, diz.

Nós propomos uma ruptura não só ajudando o usuário a economizar, como dando benefícios por isso.

Como a Pague Verde quer levar economia de energia ao país

A Pague Verde foi criada por Heider Berlink, engenheiro elétrico e mestre em redes inteligentes de energia; Alexandre Vieira, físico especializado em engenharia elétrica e produtos eletrônicos; Diogo Alves, engenheiro sanitário e ambiental; e Marcelo Andriolli, tecnólogo em telecomunicações e pós-graduado em engenharia elétrica.

Eles abriram a empresa em 2016 e afirmam já ter 1.700 usuários. A receita da startup vem das empresas parceiras. A companhia que topar oferecer prêmios aos usuários que economizarem terá um ganho institucional. “Além disso, ela terá um novo canal de vendas para comercializar seus produtos com desconto”, diz Heider. A Pague Verde ganha uma porcentagem sobre as vendas feitas pela sua plataforma.

As empresas não estão oferecendo um desconto qualquer, como existe por aí. Eles estão vinculando seu bônus a uma economia energética.

“Há todo um cuidado para ver quais empresas podem se tornar nossas parceiras. Elas têm que mostrar que se importam com o impacto sustentável”, diz Heider. Por enquanto, tanto os prêmios oferecidos quanto os canais de venda da Pague Verde são conhecidos principalmente via e-mail.

Leia mais:
Energia renovável pode ser melhor aproveitada no Brasil
Ciclovia solar na Holanda está produzindo mais energia do que o esperado
Energia sustentável da Alemanha faz pessoas lucrarem com a eletricidade

O programa funciona apenas em residências. No futuro, eles querem ter o mesmo serviço, mas voltado às empresas. “A ideia é que o funcionário possa fazer economia de energia em casa e no escritório. O trabalho tem que ser feito nas duas pontas — o comportamento dele em um ambiente reflete no outro”, acredita Heider.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence