Faça reciclagem e ganhe bônus na conta de luz e no transporte público
retorna-machine_reciclagem-950x500
Foto: Reprodução
Sustentabilidade > Negócios

Faça reciclagem e ganhe descontos na conta de luz e no transporte público

Camila Luz em 23 de agosto de 2016

Já pensou em fazer a reciclagem do seu lixo e, em troca, ganhar descontos na conta de luz e no transporte público? Em São Paulo, é possível. A startup Triciclo criou a Retorna Machine, uma máquina onde qualquer pessoa pode depositar embalagens de PET e alumínio, além de desodorantes e aerossóis.

Esses descartes são revertidos em bônus na fatura de energia e na recarga de transporte público. A Retorna Machine foi idealizada para incentivar a participação voluntária da população na coleta seletiva de lixo e oferecer benefícios ao cidadão por meio da logística reversa.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, logística reversa é um instrumento para viabilizar a coleta do lixo reciclável e sua devolução para empresas que podem reaproveita-lo. Quando descartados no ambiente, materiais como plástico e alumínio pode levar décadas para se degradarem. Além disso, garrafas e outros recipientes podem ser reaproveitados para gerar novos objetos úteis. Por isso, é importante que o cidadão faça o descarte adequado.

As 17 máquinas da Retorna Machine estão instaladas em diferentes pontos da cidade de São Paulo: estações de metrô Sé, Pinheiros e Faria Lima, 8 lojas Carrefour, Hotel Ibis Paraíso, Hospital Sírio Libanês, Raposo Shopping, Emporium São Paulo e e-Business Park.

Vídeo Institucional Retorna Machine para o Site Triciclo from Triciclo – Retorna Machine on Vimeo.

Leia mais:
5 dicas de ouro para reciclar lixo em casa
Reciclagem: onde descartar eletrônicos, móveis e roupas usados
Quiz: você sabe identificar quais produtos são recicláveis?

Como a Retorna Machine funciona

retorna machine verde em estação de metrô

Retorna Machine na estação do Metrô. Foto: Divulgação

O usuário deve ir até um ponto que tenha a Retorna Machine e inserir o resíduo sólido na máquina. Para ganhar os pontos, é preciso fazer um cadastro na própria máquina, pelo site ou pelo aplicativo da Triciclo.

Nas próximas vezes, basta fazer login na máquina para cadastrar os pontos do descarte. Além de trocar por descontos na conta de luz da Eletropaulo e por recarga no Bilhete Único, é possível conseguir recarga de créditos para celular e pontos na livraria Saraiva.

A plataforma Retorna Machine tem uma ferramenta de monitoramento para identificar quando o reservatório de cada máquina está cheio. O veículo da Triciclo vai até as que precisam ser esvaziadas e recolhe os resíduos inseridos nelas.

Esses resíduos são enviados para o galpão da Triciclo, onde acontece a triagem do material para que a logística reversa aconteça de forma mais eficiente. Por fim, tudo isso é encaminhado para cooperativas e empresas que fazem a reciclagem e o reaproveitamento.

Reciclagem adaptada para o Brasil

Felipe Lagrotta Nassar Cury, co-fundador da Triciclo, diz que os sistemas de logística reversa são comuns em países europeus e asiáticos há anos. O Brasil, por outro lado, tem uma deficiência nesse sentido. Ele e seus sócios viram aí um nicho para empreender e um problema para solucionar.

Para trazer o sistema ao Brasil, foi preciso adaptá-lo, oferecendo benefícios ao cidadão que participasse. “Nos países europeus e asiáticos já há uma cultura de reciclagem. Aqui no Brasil, isso ainda não está totalmente enraizado”, explica Felipe. “Temos um comportamento muito voltado para a questão do incentivo. ‘Vou fazer isso para ganhar aquilo’, entende? Então desenvolvemos um programa de fidelidade que não existe lá fora”, completa.

Felipe diz que não é a pessoa mais indicada para analisar planos governamentais de educação da população sobre os benefícios da reciclagem. No entanto, acredita que em qualquer lugar do mundo o sistema educacional deve estar voltado para a conscientização ambiental, para que mais cidadãos entendam como o resíduo sólido prejudica o meio ambiente caso não seja descartado da forma correta.

Reeducar o cidadão é uma forma de fazê-lo perceber que aquele resíduo que ele muitas vezes joga no chão ou no rio tem valor econômico, é fonte de renda e de matéria-prima

Se ele descartar na Retorna Machine consegue andar de ônibus ou no metrô, por exemplo. Então entende a importância de participar da logística reversa. Felipe explica que os usuários da Retorna Machine são pessoas de todas as classes sociais. As trocas por bônus na conta de energia e no Bilhete Único ocorrem, principalmente, em bairros de baixa renda.

Em regiões mais abastadas muitos usuários costumam doar seus pontos para duas instituições parceiras da Triciclo: a ONG Projeto Arrastão e a Casa do Zezinho.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence