Quintais orgânicos incentivam pomares comerciais
quintais
Foto: Divulgação Projeto Quintais
Sustentabilidade > Em Casa

Quintais orgânicos da Embrapa incentivam pomares comerciais e consumo saudável

Camila Luz em 26 de abril de 2016

O governo criou uma inicativa chamada Projeto Quintais para impulsionar a plantação de pomares de frutas e hortaliças em áreas urbanas, rurais e indígenas na região sul do país. A proposta pretende auxiliar comunidades de baixa renda, quilombolas ou assentadas ao ajudar pessoas a criarem suas plantações.

Os pomares orgânicos são implementados pela Embraba (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) junto com a comunidade, fornecendo alimento para as famílias da região. A organização pretende diminuir quadros de fome onde a situação é crítica. O projeto fornece à população as ferramentas necessárias para a construção dos quintais.

O Projeto Quintais também pretende funcionar como uma alternativa de renda para pequenos produtores. A ideia é inspirar integrantes de comunidades quilombolas, zonas rurais e zonas urbanas a criar seus próprios pomares comerciais. A Embrapa cuida para que aprendam sobre as propriedades funcionais dos alimentos e processos como a verticalização (plantação vertical, em locais onde a área disponível não é muito ampla).

Os produtores também aprendem a tirar o máximo de proveito dos alimentos cultivados. Além de revender os excedentes que não foram consumidos, podem fabricar doces, sucos e geléias para serem comercializados.

A organização ainda incentiva a plantação de pomares orgânicos em escolas, para aproximar os alunos de um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Nos quintais

De acordo com a Embrapa, cada quintal desenvolvido pelo projeto é constituído de cinco tipos de plantas de 18 espécies de frutas: pêssego, figo, laranja, amora-preta, cereja-do-rio-grande, araçá, goiaba, caqui, pitanga, romã, tangerina, limão, guabiju, araticum, uvaia, videira, jabuticaba e guabiroba.

Em 2012, além das frutas, foram introduzidos feijão, milho, abóbora, melancia e treze espécies de hortaliças, como pimenta, repolho, cenoura e ervilha. No total, são 38 opções de alimentos cultivados no interior do quintal.

A importância dos alimentos orgânicos

Tudo o que é plantado nos quintais é feito de forma orgânica. Isso significa que não há o uso de agrotóxicos ou outros produtos que possam causar algum tipo de dano à saúde ou ao meio ambiente. Por isso, são mais saudáveis, ainda que apresentem a mesma capacidade nutricional dos inorgânicos. São, também, mais saborosos.

Quintal orgânico do agricultor José Francisco Peres

Quintal orgânico do agricultor José Francisco Peres
Foto: Divulgação/Projeto Quintais

Os benefícios da agricultura orgânica também são refletidos no meio ambiente. A biodiversidade é maior em locais onde o cultivo é feito sem pesticidas e fertilizantes químicos. As plantações causam menos impacto, pois respeitam os ciclos da natureza e as características do local.

Nos Quintais Orgânicos da Embrapa, os alimentos são selecionados de acordo com a capacidade de adaptação ao solo de cada região.

Embrapa Hortaliças

A Embrapa Hortaliças, uma das beneficiadoras do Projeto Quintais, é mais uma iniciativa que pretende incentivar a alimentação saudável. O “Hortaliças na Web – 50 Hortaliças” traz dicas e informações que ajudam o consumidor a comprar, conservar e cozinhar esses alimentos.

Um dos principais atrativos do portal são as receitas divertidas. Há, por exemplo, o “Falso Siri”, preparado com repolho, e o “Bombom de cenoura, nozes e coco”, para substituir o brigadeiro. O projeto deseja acabar com a ideia de que consumir hortaliças é a parte sem graça da refeição.

Leia mais: Aprenda a comprar, cozinhar e conservar suas hortaliças

A Embrapa Clima Temperado desenvolve o Projeto Quintais desde 2004. Até 2015, foram implantados 2018 quintais em 192 municípios dos três estados da região sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). A iniciativa também chegou ao Uruguai: duas escolas das cidades Rivera e Artigas receberam os pomares.

Você acha que o Projeto Quintais é uma boa alternativa para incentivar pequenos produtores e o consumo de alimento saudáveis? Dê a sua opinião.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence