5 dicas para ler um livro por semana
image002.jpg@01D17FAA livro por semana em alta
Aproveite o transporte para atualizar a sua meta de ler um livro por semana.
Unplug > Corpo e Mente

5 dicas para ler um livro por semana

Redação em 17 de abril de 2016

Ler é importante. Te traz novos conhecimentos, novas culturas, novas formas de pensar. No entanto, em um mundo corrido e sempre cheio de tarefas, como ler mais? Um primeiro passo é estabelecer metas. Que tal a de ler um livro por semana?

Para muitos, pode parecer puxado. Mas não é nada de outro mundo. O empreendedor Julien Smith, CEO da startup Breather, escreveu um texto no site Huffington Post dando boas dicas para atingir a meta de um livro por semana. Siga as nossas dicas:

1) Defina metas de leitura para cada dia

Você vai começar um livro de 350 páginas? Então distribua sua meta ao longo dos sete dias da semana e leia 50 páginas por dia. Pensar que hoje você só precisa ler “X” páginas faz seu objetivo mais plausível e alcançável. “É algo fácil e gerenciável, que não parece nem de longe tão ameaçador quanto 52 livros por ano”, diz Smith.

2) Crie uma rotina de leitura

“Tenho um hábito de acordar, tomar banho, e então sair pra tomar café da manhã, sentando no canto do mesmo restaurante e tomando café até ter lido minhas 40 páginas”, conta Smith. Você pode criar a sua: ler a “cota do dia” sempre após o almoço; ou ler tudo antes de dormir. Escolha o que se adéqua mais aos seus hábitos e não se force.

3) Aproveite o tempo livres para praticar a leitura

Você passa muito tempo no ônibus? Então aproveite essa ótima oportunidade para ler mais. Fila enorme no banco? Mais uma chance. Aquela ida mais demorada ao banheiro? Opa. Por que não? Não desperdice esses pequenos períodos: no final da semana eles fazem toda a diferença.

4) Escolha bem suas leituras. Mas é OK trocar de livro

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar: escolha livros sobre assuntos que te interessam. Caso você tenha escolhido um e percebido que não foi muito feliz na escolha, vale “trapacear” e trocar por outro. O importante é manter a meta de um por semana.

“O ‘roubo’ no curto prazo vai ajudá-lo a ter sucesso no longo prazo. Pois o objetivo é mais importante do que a teimosia de pensar que cada livro que ler deve ser um ‘Guerra e Paz’. Não deve. Isso é para enriquecer sua vida, não para te fazer se sentir um lixo”, escreve Smith.

5) Não crie dívidas com seu hábito de leitura

Não se iluda com falsas promessas. Não pense que, se você pular um livro essa semana, na próxima poderá ler dois. Provavelmente não conseguirá cumprir e ainda se sentirá mal por isso. “Seu prazo semanal vai ajudá-lo a ficar nos trilhos, mas ficar pra trás pode fazê-lo se sentir fraco e propenso a desistir”, defende Smith.

Se você estiver entrando em uma semana que já sabe que vai ser muito atarefada, também vale pegar um mais curtinho. E não tenha preconceito: há vários livros pequenos e que são de extrema profundidade.

E aí? Pronto para abraçar essa meta de ler um livro por semana? Tente e comente seus acertos e dificuldades com a gente.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence