6 problemas que podem estar roubando seu tempo e produtividade
produtividade
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

6 problemas que podem estar roubando seu tempo e produtividade no trabalho

Kaluan Bernardo em 7 de agosto de 2016

Vivendo com a constante sensação de que seu tempo não está rendendo? Chegando ao final do dia com aquela sentimento de que “já são 18 horas e eu não fiz nem metade do que pretendia”? Identificar quais são os “ralos” que estão levando seu tempo embora é essencial para ter uma rotina de trabalho com produtividade e, assim, ter mais tempo para fazer o que quiser.

Os ladrões de tempo que atrapalham sua produtividade podem ser um tanto mais variados e complexos. Mas há alguns bastante comuns, pelos quais todos já passamos, e que atrapalham a vida. Identificá-los é o primeiro passo para eliminá-los. O site Huffington Post aponta alguns dos mais comuns no trabalho:

Ladrões de tempo e produtividade no trabalho

1) Checar e-mails assim que eles chegam

Estudo organizado pela OfficeTime, empresa que desenvolveu um software de produtividade, identificou que mais de 30% dos trabalhadores gastam mais de duas horas por dia só checando emails.

Mas nem sempre você precisa abrir um assim que ele chega na sua caixa. A menos que você saiba que é algo urgente ou que esteja esperando um email específico, você pode separar um momento certo do dia para ler, abrir e responder tudo de uma vez. É isso o que sugere esse artigo na revista Forbes, que ainda recomenda ter uma resposta certa para emails que sejam rotineiros.

via GIPHY

2) Reuniões longas e improdutivas

Segundo a revista Inc, executivos consideram que mais de 67% das reuniões estão fadadas ao fracasso. E todos sabem quão desagradável é uma reunião improdutiva, na qual você está desperdiçando um valioso tempo em que poderia estar fazendo algo importante.

A Inc. sugere algumas dicas para evitar esse desperdício: avalie quem realmente precisa estar na reunião, veja se ela realmente é necessária, e cronometre o tempo e deixe ela preparada para que as pessoas possam ser objetivas e interajam na medida certa.

Leia também:
Dicas e sons para aumentar a produtividade no home office
5 dicas para trabalhar produtivamente fora de casa

3) Ser multi-tarefa

Você pode até pensar que ao fazer multi-tarefa está sendo super produtivo e tal. Mas não se engane. John Hamilton, neurocientista do MIT, diz que o multi-tarefa é um mito. Você pensa que está fazendo várias coisas ao mesmo tempo quando, na verdade, está só pulando de uma atividade para outra sem parar — e desperdiçando energia no processo. A dica é simples, porém desafiadora: faça uma coisa de cada vez. Se está escrevendo um texto, não dê espaço para mais nada. Se está preparando uma apresentação, esqueça a ideia de abrir o email. E por aí vai.

via GIPHY

4) Começar o dia sem um plano

Pode realmente ser que seu dia seja cheio de surpresas e seja difícil estabelecer uma rotina. Mas ainda assim, vale parar e planejar um mínimo antes de sair de casa. Analise o que é o mais importante que você precisa cumprir no dia. Se der, faça até uma lista de tarefas. Se papel não é seu negócio, você pode usar diversos aplicativos, como o Todoist, Any.Do ou Wunderlist.

5) Ficar batendo papo demais

Ei, ninguém está dizendo para você bancar o antissocial e não falar com ninguém. Pelo contrário: estabelecer boas conexões no trabalho é essencial para ter sucesso. No entanto, saiba a hora de cada coisa e analise quando aquela conversa não foi longe demais e está virando quase uma mesa de bar ou um espaço de fofocas. Afinal, seu tempo está sendo desperdiçado.

6) Usar equipamento velho

Alguns lugares ainda insistem em economizar em computadores e deixar seus funcionários com aquela máquina que mal roda um Windows 95. O problema é que isso, na verdade, significa desperdício de tempo, logo também de dinheiro. Quem tem aquele computador que precisa reiniciar a cada duas horas e, a cada vez que faz isso, leva mais 30 minutos, sabe bem do que estamos falando. E o recado vale também para você que é profissional independente: investir em um computador mais novo não é luxo, é otimizar seu tempo.

Aplicativos para ser mais produtivo e evitar os ladrões de tempo

Esses são apenas alguns dos vilões mais comuns quando o assunto é perda de tempo no trabalho. Mas é claro que há vários outros que podem minar sua produtividade. E eles não necessariamente aparecem quando você está trabalhando, mas também quando está estudando, descansando ou mesmo saindo com os amigos. Eles podem ser redes sociais, aplicativos de conversas, ligações desnecessárias, falta de foco ou qualquer coisa outra coisa.

A tecnologia pode te ajudar a eliminá-los ou, ao menos, identificá-los. Eis alguns aplicativos que podem te ajudar a reconhecer seus ralos de tempo:

Toggl

Aplicativo para você contar quanto tempo está investindo em cada coisa. É possível separar por tarefa, projeto e cliente. Essencial para quem é profissional autônomo, mas também muito útil para qualquer um que queira ver para onde está indo o seu tempo.

Productivity Owl

Um pequeno plugin com uma coruja que irá sempre te vigiar. Ela mostra quanto tempo você está gastando em um site, te permite bloquear qualquer página no horário de trabalho e ainda agendar o tempo livre para, aí sim, você usar a internet livremente e de consciência limpa.

Pomodore Timer

Plugin para Chrome te ajuda a usar a técnica Pomodoro, que consiste em trabalhar focado durante 25 minutos e fazer uma curta pausa de três a cinco minutos em seguida. A cada quatro ciclos você faz uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Para não ter que ficar olhando o relógio o tempo todo, você pode usar o plugin — que no momento de foco ainda bloqueia os sites que podem te distrair.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence