7 alimentos que não podem faltar na dieta do vegetariano
vegetariano
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

7 alimentos que não podem faltar na dieta do vegetariano

Camila Luz em 27 de setembro de 2016

Para se tornar um vegetariano saudável, cortar todo tipo de carne do cardápio não é suficiente. É preciso adotar nova dieta que seja rica em nutrientes variados e não privilegie carboidratos em detrimento de proteínas.

nutricionista Alessandra sentada em poltrona com braços cruzados

Alessandra Luglio Foto: Arquivo Pessoal

A nutricionista Alessandra Luglio afirma que dietas desequilibradas são praticadas tanto por vegetarianos, quanto por onívoros. Essas dietas desequilibradas são ricas em alimentos refinados, carboidratos simples, gorduras industrializadas e pobres em vegetais. “Esse é um dos maiores erros da alimentação em geral e também um problema na dieta vegetariana”, diz. “Por exemplo, um prato de arroz com batata frita, apesar de vegetariano, é totalmente desequilibrado e carente em alguns nutrientes”, completa.

Alessandra explica que todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde estão presentes no reino vegetal, principalmente nos alimentos naturais e simples. “O ideal é que se combine verduras, legumes, cereais, leguminosas e gorduras saudáveis ao longo do dia para que se tenha acesso a todos os nutrientes e micronutrientes necessários para um organismo saudável”, diz.

Leia mais:
5 dicas para quem quer ser vegetariano com saúde
Atletas veganos: as vantagens de uma dieta sem alimentos de origem animal
6 empresas criativas para quem é vegetariano

Comer carne, portanto, é dispensável caso o vegetariano saiba em quais alimentos apostar. Para seguir o caminho certo é preciso consultar um nutricionista, que poderá conduzir a mudança de acordo com as necessidades particulares do organismo. Realizar exames de sangue de rotina também é importante, controlando níveis de colesterol, glicemia, dosagens de vitaminas (como D e B12) e outros marcadores biológicos.

A nutricionista contou quais são os sete alimentos que não podem faltar na dieta do vegetariano — ou mesmo na do onívoro que deseja se tornar mais saudável. Veja a lista abaixo:

7 alimentos que o vegetariano não deve deixar de consumir

 1 – Chia e linhaça

 “São sementes ricas em Ômega-3 e super versáteis. Podem ser consumidas com frutas, batidas em shakes, cozidas com arroz ou mesmo polvilhadas por cima da salada”.

2 – Quinoa

“Excelente fonte de aminoácidos essenciais, pode ser consumida em flocos, com frutas ou batida em shakes e sucos, em grãos, cozida, substituindo o arroz ou mesmo na forma de farinha, complementando receitas de bolos e tortas”.

3 – Grão de bico

“Fonte de proteínas vegetais e fibras, muito versátil, pode ser consumido na salada, substituindo o feijão ou mesmo em pastas, como  o hommus“.

4 – Gergelim

“Fonte de cálcio e ferro, pode ser consumido na forma de pasta, conhecida como tahine, torrado ou polvilhado em frutas, saladas, massas e outras preparações. Outro ponto positivo é seu grande aporte de cálcio”.

5 – Feijão

“Fonte de ferro e proteínas vegetais, pode ser consumido compondo saladas ou a tradicional combinação com arroz. Todas as suas variações e tipos são importantes fontes de proteínas vegetais, seja o carioca, preto, branco ou azuki”.

6 – Oleaginosas

“Oleaginosas são as castanhas, nozes, amêndoas, etc. Dentre elas, a composição varia, mas todas são importantes fontes de proteínas vegetais e gorduras saudáveis”.

7 – Vegetais verdes escuros

“São importantes fontes de ferro e cálcio. Consuma diariamente nas saladas ou mesmo batidos em sucos”.

Quais desses alimentos você consome? Conte para nós.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence