Conheça 7 lugares para meditar na Grande São Paulo
meditar
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Conheça 7 lugares para meditar em São Paulo

Kaluan Bernardo em 23 de janeiro de 2017

Para quem vive no caos de São Paulo, a meditação é uma forma de encontrar sua paz interior, colocar a mente no lugar e poder aproveitar melhor o dia a dia. No entanto, muita gente pode ficar confuso sem saber por onde começar a aprender meditar.

Como já mostramos aqui no Free The Essence existem muitas linhas de meditação que podem envolver técnicas bem diferentes entre si. Se você quiser aprender alguma que ainda não conhece, pode procurar ajuda em um curso ou escola. Mas antes de sair por aí se matriculando, pode dar uma olhada em várias oficinas e cursos rotineiros. Em São Paulo há vários.

7 lugares para meditar em São Paulo

Fundação Arte de Viver

É uma organização internacional, presente em mais de 152 países, e que foi fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar. Em São Paulo eles têm sedes na Vila Nova Conceição e em Perdizes. Na primeira, oferecem seções de meditação gratuitas às terças às 20 horas. Na segunda, oferecem às quartas no mesmo horário. Também fazem seções especiais nas Luas Cheias.

Shambala

A Shambala é uma escola de meditação em São Paulo que trabalha com duas linhas de meditação: a Shamatha (voltada à consciência plena) e Vipashyana (que desenvolve atenção panorâmica). Todas as terças às 19h30 eles fazem um Open House no qual dão palestras e então te permitem participar dos cursos e seções de meditação. Eles ficam no bairro do Paraíso.

LEIA MAIS
Meditação guiada por aplicativos alivia estresse
LEIA MAIS
Mindfulness e a importância da atenção plena

Centro de Meditação Fo Guang Shan

Filiado ao Templo Zu Lai, o monastério fica no bairro da Liberdade, onde há diversas atividades relacionadas ao budismo. Ele funciona de terça à sábado das 10h às 18h e tem uma série de atividades gratuitas, como palestras, cerimônias de Oferenda de Luz e oficinas relacionadas a meditação, culinária vegetariana e budismo. Também têm cursos pagos de Kung Fu, meditação, Wing Chun Kuen e Tai Chi Chuan.

Basílica Nossa Senhora da Assunção – Mosteiro São Bento

Mantido por monges beneditinos, o mosteiro e a basílica funcionam no centro de São Paulo desde 1634. Com uma arquitetura típica do século 17, o passeio já valeria só para conhecer a estrutura. Mas o interessante mesmo é acompanhar as missas com cantos gregoriano, com órgão, que trazem tanta paz que funcionam como uma meditação. Eles acontecem todos os domingos às 10h na basílica. No último domingo de cada mês, após a missa, eles abrem as portas do mosteiro para um brunch dentro mosteiro – um belo e relaxante lugar para meditar.

Eles também têm concertos musicais, aulas de canto gregoriano, cursos livres de espiritualidade e sobre o sentido da vida monástica.

Centro de meditação Kadampa Mahabodhi

A casa oferece cursos, meditações guiadas, aulas de meditação, programas de estudo e retiros com o objetivo de criar “meditadores urbanos”. São budistas e abertos a qualquer pessoa interessada em aprender sobre tais temas, independentemente de sua crença ou religião. A sede principal fica em Pinheiros, mas na Grande São Paulo eles têm outras unidades em Alphaville, Paulista, Santana, São Bento, São Bernardo do Campo e Tatuapé.

Templo Zu Lai

Famoso templo budista fica em Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo. Eles oferecem retiros, eventos para aproximar pessoas da meditação, cursos de culinária vegetariana, Tai Chi Chuan, Kung Fu, chinês e muitas outras coisas. O espaço é belíssimo e ótimo para desligar um pouco da rotina e relaxar.

Solo Sagrado de Guarapiranga

Construído em 1991 à margem da represa de Guarapiranga, em São Paulo, numa área de 327.500 m², o Solo Sagrado é considerado um dos maiores espaços para a contemplação da natureza e meditação existentes no Brasil. O espaço foi idealizado por Mokiti Okada, um japonês que queria construir “paraísos terrestres”. Lá há três santuários: Santuário de Deus Supremo, o Santuário de Mokiti Okada e o Santuário dos Antepassados.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence