Acro Yoga: prática que reúne posturas tradicionais com acrobacias
esportes-acro yoga 1
foto: divulgação da Acro Yoga Brasil
Unplug > Corpo e Mente

Acro Yoga, a prática que reúne posturas tradicionais e acrobacias

Camila Luz em 24 de maio de 2016

Quer praticar yoga, mas acha a prática muito lenta ou parada? A acro yoga pode ser uma alternativa para você. Ela une elementos da modalidade convencional com acrobacias e massagem tailandesa.

A acro yoga é uma modalidade interativa que deve ser praticada em trios. Um dos integrantes faz o papel do elemento base. Sua função é dar sustentação, conduzir, equilibrar, acompanhar movimentações acrobáticas e sustentar as posturas. O elemento voador executa a dança aérea e os movimentos com graciosidade.

O terceiro integrante é o anjo, responsável por dar auxílio e segurança, evitando possíveis quedas. Ele também dá o feedback sobre o alinhamento das posturas.

pessoas praticando esportes fazendo acro yoga

Elaine Lilli. foto: divulgação da Acro Yoga Brasil

Elaine Lilli é fundadora da Acro Yoga Brasil e ministra cursos de formação em todo o país. Ela explica que posturas e movimentos costumam ser executadas em duplas, mas é possível envolver outros integrantes, formando pirâmides e outras estruturas. Por isso, estimula proximidade e confiança. “A acro yoga é diferente de outras atividades que são praticadas de forma individual, como malhar na academia. Gera intimidade e estabelece relações”, opina a instrutora.

Benefícios para corpo e mente

Segundo Elaine, a acro yoga é uma atividade física inteligente. “Seu diferencial é o desenvolvimento da consciência corporal. Para ser forte, sensível, ágil e todas as outras coisas que a modalidade exige, é preciso entender o próprio corpo”, explica.

Além disso, os praticantes adquirem as aptidões físicas básicas, como fortalecimento corporal, equilíbrio, concentração, força e flexibilidade.

A acro yoga ainda desenvolve entrega, desapego e responsabilidade. Durante a prática, elemento base e voador são igualmente importantes e responsáveis pela segurança da dupla. A comunicação corporal também é trabalhada. Quando necessário, os integrantes do trio usam palavras.  Mas o objetivo é desenvolver harmonia entre os participantes durante o exercício.

acro yoga-esportes-3

foto: divulgação da Acro Yoga Brasil

Todos podem praticar acro yoga?

Elaine explica que a modalidade não pode ser praticada por qualquer pessoa. Quem está fora de forma ou nunca fez atividade física terá dificuldade para realizar os movimentos. Pessoas que têm lesões na coluna ou nas articulações também não podem se aventurar, pois é uma modalidade de alta intensidade.

A acro yoga também exige boa estrutura física. As aptidões necessárias são diferentes para quem faz a base e quem faz o elemento voador. A base deve ter bastante resistência. Também é recomendado que não seja mais leve do que a pessoa que fará as posturas.

O elemento voador deve ser mais leve e ágil. Elaine conta que, geralmente, homens fazem a base e mulheres as posturas, pois a estrutura masculina costuma ser mais resistente. Mas nada impede que o contrário aconteça, desde que seja seguro para todos. “O que importa é saber usar suas aptidões. Descubra se é mais forte ou flexível para entender em qual posição se encaixa melhor”, explica.

Conhecer as estruturas e posições do yoga tradicional é importante para quem vai assumir a posição de elemento voador. No entanto, não é uma exigência. “Todos os que praticam acro yoga aprendem a fazer as posturas durante a aula, que é dividida em vários momentos”, explica Elaine.

A primeira etapa da aula é um aquecimento geral, onde todos praticam as posturas individualmente. Depois, se dividem em grupos e executam as coreografias e acrobacias. No final, os alunos se alongam e relaxam, para que finalizem a prática equilibrados e tranquilos.

pessoas praticando esportes fazendo acro yoga

foto: divulgação da Acro Yoga Brasil

Onde praticar

A acro yoga pode ser praticada em ambientes fechados ou abertos, desde que sejam espaçosos, para que as duplas não colidam.

Leia mais:
Exercícios de pilates praticados em cima de uma prancha. Conheça o Supilates
Essas 34 imagens mostram quais músculos são alongados nos exercícios
Refúgios aquáticos: onde praticar Stand Up Paddle em São Paulo

Elaine conta que é interessante praticar em parques e na praia, pois grama e areia são bases que oferecem estabilidade e conforto. Além disso, são ambientes públicos, onde os praticantes podem emendar outras atividades em grupo depois. “Famílias inteiras costumam praticar juntas. Queremos que todos venham fazer acro yoga porque é prazeroso e divertido”, conclui Elaine.

Em São Paulo, a Acro Yoga Brasil fica no Instituto União, na Vila Sônia. Clique aqui e descubra onde treinar.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence