Beber água: quantos litros, como prestar atenção à hidratação
Mulher bebendo água
Foto: iStock/GettyImages
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Beber água: como e por que prestar atenção à hidratação

Kaluan Bernardo em 10 de junho de 2017

Hidratar-se é importante. O corpo é feito majoritariamente de água. Beber dois litros de água por dia é essencial. São mantras repetidos tantas vezes que já nem nos damos conta da real importância de, realmente, prestar atenção à água que bebemos. Aqui vai uma dica: preste muita atenção; é fundamental para viver uma vida com qualidade e saúde.

Por isso, elaboramos um pequeno guia para você saber como e porque manter-se sempre hidratado e prestando atenção à água. Nesse texto você saberá:

O que acontece com o corpo quando não estamos hidratados corretamente
Mitos e verdades sobre água e hidratação
Como manter-se hidratado
Aplicativos que ajudam a manter-se hidratado

O que acontece com o corpo quando não nos hidratamos o suficiente

Quando o corpo está ficando desidratado ele dá sinais bem claros. O problema é que nem sempre os associamos à falta de líquidos. De dores de cabeça a cãibras, muito pode ser resolvido apenas ingerindo um pouco de água. Eis os principais sintomas:

Dores de cabeça

Quando temos desidratação moderada, a camada de água do cérebro é reduzida, fazendo com que ele se mova mais e pressione certas partes do crânio. O resultado é uma bela dor de cabeça.

Pele, olhos e bocas secos

Há diversos fatores que podem levar os lábios a ficarem rachados. Se eles vierem acompanhados de olhos vermelhos e pele seca, possivelmente é um caso de desidratação. Hora de beber água.

Febre

Aqui estamos falando de um nível sério de desidratação. Além de beber água, você deve procurar um médico.

Pele pouco elástica 

Quer saber se está desidratado? Faça o teste da pele: puxe com dois dedos um pouco de pele e veja se ela volta rapidamente para a posição original. Se demorar, beba água.

Urina escura 

Quanto mais alaranjada, pior; quanto mais clara, melhor. Mas, atenção: se estiver completamente incolor, significa que você está hidratado demais

Desejos alimentares

Quando falta água, o corpo usa o pouco possível para liberar glicogênio e nutrientes da reserva de energia. Então você passa a querer comer, principalmente doce, para recuperar o glicogênio.

Mau hálito

Não adianta escovar o dente e nem comer chiclete se você não beber água o suficiente. Isso porque a saliva, que tem propriedades antibactericidas, é reduzida quando estamos desidratados. A saliva se reproduz mais rapidamente e o resultado é um bafo desagradável.

Cãibras musculares

Dores leves durante a noite ou após exercícios podem ser cãibras decorrentes da desidratação. Quando o corpo sente falta de água, ele direciona o pouco que restou diretamente para o cérebro, sistema circulatório e órgãos – fazendo com que os nervos e músculos sejam os primeiros a serem poupados e, consequentemente, fiquem sensíveis e dispostos a cãibras e espasmos.

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Mitos e verdades sobre água e hidratação

Que hidratar-se é importante ninguém com bom senso deve negar. No entanto, quando o assunto é água e corpo, ainda há muita confusão e mitos que precisam ser explicados.

O primeiro dele é em relação a, afinal de contas, quanto por cento do nosso corpo é feito de água. E a resposta é: depende. Isso varia de acordo com hábitos da pessoa e, principalmente, com a idade.

De acordo com Jeffreey Utz, da Allegheny University, em entrevista ao site Healthcare Online, o corpo dos bebês chega a ser composto por 78% de água, enquanto o de um adulto homem chega a 60% e o de mulheres adultas fica em 55%.

quantos litros de água devemos beber por dia? Novamente, depende. No caso, depende de sua idade, gênero, quanto você perde de água por dia etc. Para saber quanto exatamente você precisa beber, preste atenção aos sinais do seu corpo. Se necessitar de ajuda externa, confira os aplicativos no final do texto.

Outro mito é que a cafeína faria desidratar. Doses entre 250 e 300 mg aumentam um pouco a urina excretada nas três horas seguintes ao consumo. Mas é possível reverter o efeito com um pouco de esporte – basta correr uma a duas horas após ter ingerido café.

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Outra confusão recorrente é achar que a sede é o único indicador de desidratação. Ela é um ótimo guia e parâmetro, mas não é o único. Todos os sintomas indicados acima também servem como sinais para você ficar de olho na hidratação.

E não se engane: embora a água seja uma ótima opção para se reidratar, ela não é a única opção. Quando você pratica muitos esportes ou se desidrata rapidamente, procurar uma bebida com muitos sais minerais ou eletrólitos pode ser eficiente também. Drinkfinity tem uma linha, a “Exercise & Play”, por exemplo, que é rica em eletrólitos.

Há também quem pense que consumir líquidos nunca é demais. É um erro. Como qualquer alimento, é necessário equilíbrio.  O excesso de água pode levar, por exemplo, à hiponatremia, quadro que se caracteriza por níveis baixos de sódio no sangue.

Como manter-se hidratado

Além de prestar atenção à sede e aos sintomas do corpo, como garantir que nunca falte água? Seguindo alguns cuidados simples:

– Tenha sempre uma garrafinha de água com você

– Garanta que no trabalho ou em casa você tenha acesso fácil à água potável e na temperatura ideal para você

– Se você não gosta de beber água, tente aromatizá-la. Prepare uma jarra com gelo, folhas de hortelã, pedaços de abacaxi, rodelas de limão ou qualquer outro item que deixe mais agradável

– Personalize sua água com Drinkfinity. Além de ela ficar mais saborosa, terá outros benefícios, como zinco, vitamina C e eletrólitos.

Aplicativos que te lembram quando tomar água

Agora se o seu negócio é falta de atenção e você simplesmente se esquece de beber água, aproveite esses aplicativos:

Beba Água Lembrete – Android

Basta digitar seu peso e o aplicativo irá te dizer quanto você precisa de água e te lembrar de tempos em tempos quando é hora de beber mais um copo.

Carbodroid – Android

Com uma interface bem amigável, o aplicativo te lembra de beber água de tempos em tempos. Quanto mais perto da quantidade certa você chegar, mais feliz o bonequinho fica.

Daily Water Free iOS

Quem tem iPhone pode aproveitar esse app, bastante completo, com histórico de cada vez que você bebeu água e índices para mensurar quão bem você está indo.

 

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