Afinal de contas, existe um ambiente de trabalho ideal?
ambiente de trabalho
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Afinal de contas, existe um ambiente de trabalho ideal?

Kaluan Bernardo em 4 de janeiro de 2017

Assine nossa newsletter

O lugar onde você trabalha influencia diretamente no que você produz e em como se relaciona com sua empresa. A vida em um open-office, como são conhecidos os ambientes de trabalho abertos, cheios de gente falando, descontraído e mesas compartilhadas, é completamente diferente de um tradicional, com baías e privacidade.

O open-office foi abraçado pelas principais empresas de tecnologia, incluindo Facebook, Google, Amazon e Apple. Esse tipo de escritório parece ter tomado conta dos Estados Unidos e se tornado tendência no mundo. Em 2014, 70% dos escritórios no país apostavam no modelo, segundo a International Facility Management Association, uma organização internacional de administração de empresas.

Quando Steve Jobs esteve à frente da Pixar, no final dos anos 1990, ele transformou a empresa para que ela se tornasse aberta, misturando engenheiros, executivos, animadores, artistas e editores que antes ficavam em prédios diferentes. A empresa cresceu muito nesse período.

A princípio a ideia parece boa. Em um escritório aberto pode haver mais transparência, e como as pessoas podem se comunicar mais facilmente, uma maior troca de ideias poderia gerar mais criatividade e estreitar os laços entre as pessoas. No entanto, a prática não parece ser unânime.

Os prós e os contras dos ambientes de trabalho abertos

Uma pesquisa publicada em 2008, liderada por Vinesh G. Oomen, da Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que 90% dos estudos feitos até então sobre ambientes de trabalho aberto eram vistos como negativos, elevando a pressão, os níveis de estresse, conflitos e demissões.

Em 2011 o psicólogo Matthew Davis fez mais uma revisão com centenas de estudos sobre o tema. Ele concluiu que enquanto os open-office ajudam a empresa passar sua missão e fazer os funcionários se sentirem parte de algo inovador, eles prejudicam a atenção, produtividade, pensamento crítico e satisfação das pessoas.

LEIA MAIS
6 problemas que podem estar roubando seu tempo e produtividade no trabalho

Os críticos desse modelo normalmente apontam para os mesmos problemas: os funcionários são constantemente interrompidos, o barulho afeta a concentração, é estimulado um nível estressante de competitividade e não há privacidade nem para se espreguiçar.

O problema, talvez, seja de que as pessoas não estão construindo corretamente tais escritórios. É necessário dar controle para os funcionários. Uma pesquisa apresentada por Craig Knight, da Universidade de Exeter, diz que quando a pessoa tinha liberdade para criar seu ambiente, a produtividade aumentava em 15% e o bem-estar em 32%.

ambiente de trabalho

Foto: Istock/Getty Images

Quando o espaço aberto for bem controlado, ele pode ser positivo. A questão do barulho, por exemplo, nem sempre é ruim. Artigo publicado no Journal of Consumer Research mostra que o barulho moderado (em torno de 70 decibéis) pode ser positivo para a criatividade. O silêncio é intimidador para a maioria das pessoas e o barulho excessivo desconcentra, diz o estudo.

Outra pesquisa, conduzido pela Harvard Business School em colaboração com a Cornerstone OnDemand, mostra que o importante é quem senta perto de quem. Eles acompanharam por mais de dois anos 2 mil funcionários de uma empresa de tecnologia não identificada. O que eles constataram é que há dois tipos de funcionários: os que são muito produtivos, mas fazem um trabalho fraco, e os que são lentos, mas são bons no que fazem. Ao saber misturar os dois, as empresas podem fazer com que um tipo pressione o outro e os leve a um equilíbrio na balança da velocidade versus qualidade.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão.

Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 205 [4] => 94 [5] => 97 [6] => 115 [7] => 17 [8] => 238 [9] => 92 [10] => 157 [11] => 276 [12] => 153 [13] => 62 [14] => 125 [15] => 25 [16] => 173 [17] => 16 [18] => 66 [19] => 67 [20] => 12 [21] => 69 [22] => 127 [23] => 187 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence

Assine nossa newsletter

e receba nossas novidades em primeira mão.