Dicas e sons para aumentar a produtividade no home office
Dicas para aumentar a produtividade se você trabaha em casa.
Dicas para aumentar a produtividade se você trabaha em casa. Foto: Istock, Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Dicas e sons para aumentar a produtividade no home office

Diana Assennato em 27 de abril de 2016

O home office é uma das principais tendências do mercado de trabalho atual. Trabalhar em casa economiza gastos com transporte, alimentação e com o próprio escritório.

Esse é o sonho de muita gente. Mas não funciona para todos. É possível se distrair com a cama quentinha, a televisão, os filhos ou qualquer outra atividade tentadora. Há, também, pessoas que não administram bem seus horários. Quem procrastina acaba precisando trabalhar fora de hora. É preciso ter disciplina.

Mas quem consegue se concentrar em casa pode render mais do que quem trabalha fora. Economizar o tempo de ir e voltar do escritório, sem precisar pegar trânsito, reduz o estresse do dia. Com foco e disciplina, é possível trabalhar com mais tranquilidade e leveza.

Dicas para aumentar a produtividade fazendo home office

Mesa com computador, papéis e celular

Foto: Istock, Getty Images

1 – Crie um horário de trabalho

Trabalhar em casa traz flexibilidade. Mas para que o trabalho renda, é preciso montar uma rotina. Estabeleça seu horário de trabalho e tente, ao máximo, cumpri-lo, independente do que aconteça ao seu redor. A sala está bagunçada? Quando terminar os deveres, você arruma. Em casa, há vários afazeres que podem acabar de tirar sua atenção. Organize seu cronograma para cumpri-los em certos horários, evitando distrações.

2 – Organize o seu espaço de trabalho

Nada de trabalhar esparramado no sofá. Tenha um cantinho reservado para exercer suas atividades. O ideal é criar o escritório em um canto separado, fora do quarto ou da sala. Se isso não for possível, invista em uma cadeira confortável e em uma escrivaninha que comporte tudo que você precisa. Monte prateleiras para organizar o resto. Assim, os espaços ficam divididos.

3 – Não trabalhe de pijama

Sinta que você está se preparando para trabalhar. Não é necessário usar calça e camisa social, mas tirar o pijama já ajuda.

4 – Planeje seu dia

Nesse caso, o mesmo vale para quem trabalha no escritório. Planeje-se para fazer primeiro o que é muito importante e eliminas as pendências. Fique focado nisso até terminar. Depois, faça o que é importante, mas não urgente. Reserve o resto do dia para realizar as tarefas que o tempo permitir.

5 – Faça pausas

Sem as distrações de um escritório comum, como outros colegas para conversar, quem faz home office pode acabar trabalhando mais do que devia, sem descanso. É saudável planejar pausas para tomar um café, trocar ideia com amigos nas redes sociais ou ler notícias do dia. Na empresa, o horário do almoço, ou dos cafezinhos durante a tarde, funciona como uma pausa para relaxamento. Faça isso em casa também.

Sons para trabalhar em casa

Quem está acostumado a trabalhar fora de casa pode ter dificuldade de se concentrar sozinho, em silêncio. Algumas pessoas ficam mais focadas quando estão em ambientes públicos, como cafés.

Hipster Sound é a plataforma que simula o som ambiente de cafés lotados, como o Starbucks. Há, também, outras opções, como cafeterias típicas parisienses ou até bistrôs tranquilos.

É possível, ainda, simular o barulho da chuva, de uma lareira crepitante ou de alguém tocando piano. Clique aqui e escolha o som ambiente que te traz mais concentração e foco.

 

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence