9 segredos da Ayurveda para melhorar a digestão e o bem-estar
ayurveda
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

9 segredos da Ayurveda para melhorar a digestão e o bem-estar apos as refeições

Camila Luz em 26 de novembro de 2016

A Ayurveda é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Foi desenvolvida na Índia há milhares de anos e traz uma série de práticas que trazem equilíbrio ao corpo e evitam o desenvolvimento de doenças.

Algumas dessas práticas dizem respeito à alimentação. Segundo a expert em Ayurveda Larissa Hall Carlson, em entrevista ao site Well and Good, o que você come é importante, mas é apenas metade da história. A forma como você faz suas refeições determina a qualidade da sua saúde, digestão e seu bem-estar.

LEIA MAIS
Boa alimentação pode não ser suficiente para reduzir efeitos do estresse

“Na Ayurveda, o mindfulness de comer é mais importante do que o que nós comemos”, diz. “Mudar a forma como pessoas abordam a comida realmente afeta fatores como inchaço e indigestão”, completa.Larissa deu nove dicas para comer da forma correta de acordo com a Ayurveda.

9 segredos da Ayurveda

1 – Coma apenas quando sentir fome

Além da possibilidade de ganhar peso, comer quando não se está com fome pode te fazer sentir inchado e desconfortável. As enzimas do seu estômago só têm capacidade de digerir a comida quando ele está verdadeiramente vazio.

“Tente de verdade diferenciar a necessidade de comer do hábito, e aguarde de três a quatro horas entre uma refeição e outra (o tempo que o organismo leva para absorver a comida)”, diz Carlson. “Isso fará enorme diferença em como você se sente no geral”, explica.

2 – Coma sentado, em um ambiente calmo, em ritmo moderado

Engolir um suco verde enquanto pega o metrô para ir até a aula de yoga não irá trazer tantos benefícios para a sua saúde quanto você pensa. “Quando realmente nos sentamos para comer, conseguimos nos focar na quantidade de comida que estamos colocando em nossas barrigas e em mastigá-la completamente”, diz Larissa.

Comer enquanto caminha só possibilita mastigar um pouco da comida antes de comer, o que traz mais trabalho para a barriga do que para os dentes.

3 – Assimile os cheiros, sabores e texturas da sua refeição

Prestar atenção aos detalhes sensoriais da sua refeição é muito importante. Se você não a aprecia da forma adequada, seu corpo também não irá. Seu estômago irá se sentir satisfeito por mais tempo se a comida for realmente valorizada durante a degustação.

4 – Coma refeições frescas

Se a sua comida não estiver fresca, você não irá se sentir tão vivo e renovado, segundo a Ayurveda. A refeição que já foi preparada há algum tempo perde seu prana (“força vital, em sânscrito). Isso pode te fazer sentir cansado e mais lento. Portanto, renuncie a alimentos congelados e gaste alguns minutos cozinhando algo novo.

5 – Mantenha-se hidratado bebendo água morna durante o dia e as refeições

Quando você está hidratado, a comida passa pelo seu sistema digestivo com mais facilidade. Mas não opte pela água gelada. “Digerir água fria é mais desafiador para o corpo”, explica. “O corpo leva cerca de 30 minutos para digerir água morna, e uma hora para digerir a gelada”. Isso acontece porque o corpo precisa trabalhar a mais para aquecer a água gelada antes de absorvê-la.

ayurveda

Foto: Istock/Getty Images

6 – Após as refeições, tire alguns minutos para relaxar e respirar, ou faça uma caminhada tranquila

Você levanta da mesa e lava os pratos assim que acaba de comer? Se sim, você está dificultando o processo de absorção de comida, interrompendo o fluxo de sangue no estômago e reduzindo a circulação. “Você não vai nadar logo após as refeições, certo? Então não saia correndo ou mergulhe de volta no trabalho no segundo que tiver acabado de comer”, aconselha Larissa.

7 – Faça a maior refeição do dia no almoço

“Quando o sol está no ponto mais alto do dia, o ‘fogo’ digestivo é mais forte”, diz um princípio da Ayurveda. “Nós somos um reflexo do que está acontecendo na natureza”, explica a especialista.

A maior refeição deve ser feita durante o almoço, quando o corpo ainda terá bastante tempo para digerir o alimento antes de desacelerar e ir para a cama.

8 – Beba chá de gengibre

Chá de gengibre é bom para reduzir o inchaço e melhora a sensação do corpo após uma refeição mais pesada. No entanto, como pode ser um pouco “ardente” para qualquer pessoa com indigestão ácida, é recomendado beber lentamente e em pequenas quantidades.

9 – Desplugue-se enquanto está comendo

Nada de assistir ao seu seriado favorito ou checar o Instagram enquanto está comendo. Desconectar-se durante as refeições é difícil, mas necessário. A tela tira a atenção do que é mais importante: apreciar a comida e mastigar o suficiente para não sobrecarregar o sistema digestivo. Se manter conectado durante as refeições ainda afeta o sistema nervoso e pode causar indigestão.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence