5 razões para você incluir a cafeína nos seus exercícios
Athletic young woman with cup in London at sunrise
Foto: iStock/Getty
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5 razões para você incluir a cafeína no seu treino

Diana Assennato em 21 de abril de 2016

Não é exagero dizer que grande parte da população mundial começa o seu dia com uma xícara de café. O que poucas pessoas sabem é que a cafeína pode ser uma grande aliada para quem quer perder peso, ganhar força e energia durante os treinos. Vista como vilã por muitas vertentes da medicina, a bebida é, na verdade, um “superalimento” (também conhecido como superfood).Fizemos uma lista dos 5 principais benefícios de incluir o café da sua rotina de exercícios.

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1) Cafeína emagrece

Um estudo feito pelo Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism mostrou que atletas treinados que tomam uma xícara de café antes do esporte queimam até 15% a mais de calorias em um treino de 3 horas. A bebida acelera o metabolismo e faz o processo de queima ser mais rápido.

2) Mantém a memória afiada

Um estudo publicado pela Universidade Johns Hopkins descobriu que a cafeína melhora a nitidez da memória até 24 horas depois de ter sido consumida. Os pesquisadores testaram o efeito da bebida Vs. placebo em um grupo de pessoas que não consome café regularmente, cinco minutos depois de estudar uma série de imagens. Os cafeinados lembraram de mais imagens do que os demais no dia seguinte. Este impulso pode ser benefício real para um treino que exija a sua memória para lembrar de exercícios, rotas ou rotinas específicas.

3) Preservação muscular

Em estudo feito com animais na Universidade de Coventry, na Inglaterra, mostrou que a cafeína retarda a perda de tonicidade muscular, comum na velhice. Os efeitos preventivos foram notados especialmente no diafragma e no tecido muscular esquelético. Os resultados indicam que, se consumido com moderação, o café pode ser um grande aliado para reduzir lesões esportivas relacionadas à idade.

4) Cafeína diminui a dor

Na Universidade de Illinois, nos EUA, cientistas descobriram que consumir a cafeína equivalente a 2 ou 3 xícaras de café, uma hora antes do treino de alto impacto, reduz a dor muscular percebida pelo corpo. Ou seja, pode ser considerado um estímulo pontual para os dias de maior força.

5) Aumenta a energia

Publicado no Journal of Applied Physiology, um estudo sugere que uma pequena dose de café pós-exercício pode ser benéfica, especialmente para atletas de endurance que treinam quase todos os dias. A pesquisa mostrou que, comparado com o consumo apenas de carboidratos, a combinação de carboidratos com a cafeína resulta em um aumento de 66% na produção de glicose muscular, essencial para manter o “banco reserva de energia“. Aumentar este volume significa que, na próxima vez que você treinar, conseguirá aumentar a intensidade e manter a o exercício por mais tempo.

Mas cuidado: isso não quer dizer que você deva trocar o café pela água ao praticar qualquer atividade esportiva. Siga as nossas recomendações:

  • Não exagere: a quantidade máxima recomendada para aumentar o desempenho, com os menores efeitos colaterais, é de até 6 mg por quilo corporal.
  • Acrescente outros hábitos saudáveis ao redor: ao invés de entupir o café de açúcar e leite, alguns médicos recomendam o consumo com leite de amêndoas e canela, por exemplo.
  • Seja consistente com a sua ingestão. Quando o consumo de cafeína é constante, o seu corpo se ajusta, o que combate a desidratação.
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