Cinco dicas para ser vegetariano com saúde
refeição vegetariana
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Cinco dicas para ser vegetariano com saúde

Camila Luz em 20 de abril de 2016

Eliminar a carne da alimentação exige cuidados. Quem quer ser vegetariano precisa prestar atenção a questões de saúde para evitar prejuízos nutricionais. É preciso aprimorar o seu cardápio e torná-lo variado. Não adianta só comer macarrão e salada.

Ao substituir a carne, é necessário compensar as fontes nutricionais, como proteínas e ferro, essenciais para a formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células. O nutricionista Felipe Donatto atende pacientes vegetarianos em seu consultório, em São Paulo. Ele nos dá cinco dicas para quem deseja assumir essa dieta com saúde. Confira abaixo:

Dicas para ser vegetariano

1) “Escolha que tipo de vegetariano você quer ser”

Vegano, ovolactovegetariano ou macrobiótico?

O ovolactovegetariano não consome nenhum tipo de carne, mas come laticínios e ovo – que são derivados animais. Virar ovolactovegetariano pode ser um primeiro passo, pois a dieta é menos restritiva.

O vegano é aquele que não come nenhum tipo de alimento de origem animal. Isso inclui todos os tipos de carne, além de derivados do queijo, gelatina, chocolate e derivados. Os veganos também não usam roupas ou cosméticos fabricados com produtos de origem animal.

A alimentação macrobiótica está vinculada a tradições orientais milenares, que acreditam no poder energético dos alimentos. Carnes e produtos de origem animal são descartados pois carregam o peso da morte de um ser vivo. Os macrobióticos procuram ter uma alimentação que esteja em harmonia com os ciclos da natureza e o ambiente. É baseada fundamentalmente em cereais integrais, leguminosas, vegetais, algas e sementes.

2) “Consulte um nutricionista”

Ele avaliará sua saúde e te ajudará a escolher os alimentos que deve comer. Há, inclusive, médicos especializados em dietas vegetarianas, prontos para lidar com deficiências nutricionais específicas e sugerir opções.

Todo vegetariano deve se consultar com o nutricionista regularmente. O médico irá pedir os exames necessários para verificar se seus níveis nutricionais estão normais, se você está anêmico e se precisa fazer alguma alteração na alimentação.

3) “Faça exames de sangue”

É importante saber se voce tem alguma deficiência nutricional. Caso seja o seu caso, será preciso tratar-se e tomar cuidados para evitar prejuízos maiores quando parar de ingerir carne.

Vegetarianos podem se tornar anêmicos, caso não substituam a carne por alimentos ricos nesse nutriente, como agrião, couve, taioba, feijão, nozes, castanha e grãos integrais.

Vegetarianos que não comem leite e derivados podem apresentar deficiência de cálcio. Ele está associado à contração muscular e constitui ossos e dentes. Sua deficiência pode causar doenças no futuro, como osteoporose. Brócolis, couve, amêndoas, feijão e algas marinhas são alguns alimentos que possuem cálcio.

Adeptos da dieta vegetariana podem, ainda, apresentar deficiência de outros ácidos graxos essenciais, como zinco e Vitamina B12.

4ª: “Escolha fontes de proteína vegetal que farão parte da alimentação”

Muitos alimentos são ricos em proteína. Veja quantos gramas por xícara de chá cada um deles possui::
-Soja: 41g
-Lentilha: 18g
-Tofu: 20g por ½ xícara
-Ervilha: 9g
-Arroz integral: 5g
-Quinoa: 9g
-Abacate: 4g
-Feijão preto: 15g
-Caju: 5g por ¼ de xícara
-Semola cozida: 8g
-Semente de linhaça: 4g por 2 colheres de sopa
-Batata vermelha: 3g

5ª: “Adicione proteínas vegetais isoladas, como do arroz e da ervilha, para complementar as necessidades nutricionais”.

O que você acha sobre ser vegetariano? Dê a sua opinião.

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