5 modalidades esportivas para melhorar a flexibilidade
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Foto: Istock/Getty Images
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5 esportes para melhorar a flexibilidade

Pedro Katchborian em 16 de setembro de 2016

Todos que veem os saltos acrobáticos da ginástica artística se impressionam com a flexibilidade incrível dos atletas. O controle do corpo é uma demonstração de força, delicadeza e muita flexibilidade. Alcançar o nível desses atletas é quase impossível, já que são anos e mais anos de treino e um talento natural. Apesar disso, você pode, sim, melhorar a flexibilidade ao praticar alguns esportes.

Antes, é importante ressaltar a importância da flexibilidade. Ela vai muito além de mostrar para todos que você consegue encostar as mãos no chão de pé — aquele tradicional alongamento da aula de educação física. A flexibilidade é importante para diversas atividades do dia a dia: sair da cama, levantar o seu filho, varrer o chão… Quase todo movimento corporal exige flexibilidade.

Além disso, a tendência da flexibilidade é que ela diminua com a idade e muito disso se deve a vida sedentária. Aos que já são praticantes de esporte, tornar-se mais flexível pode impactar sua performance nos outros esportes, já que ela pode melhorar a condição dos músculos.

Esportes para melhorar a flexibilidade

Ginástica Artística

As piruetas dos atletas em competições de alto nível podem assustar qualquer um que pretende praticar ginástica artística, mas saiba que qualquer iniciante pode se arriscar no esporte, desde que em uma escola especializada. Um ranking da ESPN colocou a ginástica artística como o esporte mais flexível. Portanto, se você quer melhorar a flexibilidade, o esporte com certeza pode te ajudar.

Pole Dance

Essa mistura de dança com exercício físico é capaz de fazer os seus praticantes perderem até 700 calorias em apenas uma hora de aula. Além disso, o esporte fortalece o corpo e promove uma amplitude de abertura de braços e pernas, ideal para melhorar a flexibilidade. Há vários estúdios espalhados pelo o Brasil que dão aulas de pole dance.

Artes marciais

Engana-se quem acredita que artes marciais trabalham apenas a força de seus praticantes. Modalidades como karatê, judô e jiu jitsu podem melhorar a flexibilidade. Um estudo feito por alunos de diferentes universidades mostrou que os adeptos apresentam níveis e manutenção da composição corporal de seus praticantes, com destaque para a capoeira. Facilmente praticado, há academias que dão aulas dos esportes em todos os estados do Brasil.

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Natação

Esporte que exige esforço muscular de todas as partes do corpo, a natação também pode ajudar a melhorar a flexibilidade. Um estudo feito por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria analisou o efeito de 12 semanas de treinamento de natação sobre a flexibilidade corporal de nadadores. Os resultados mostraram aumento significativo na flexibilidade do ombro e quadril. A natação é outra modalidade possível de ser praticada em qualquer canto do país.

Basquete

Modalidade que envolve muitos pulos e o esticar das mãos, o basquete é um dos esportes coletivos que mais pode melhorar a flexibilidade. No ranking feito pela ESPN de esportes que podem tornar pessoas mais flexíveis, o basquete é o primeiro esporte coletivo a figurar na lista. O esporte demanda muito fisicamente do atleta, portanto, recomenda-se muito o alongamento e o fortalecimento do corpo para a prática.

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