Por que você não deveria ficar sentado muito tempo?
sentado
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Por que você não deveria ficar sentado muito tempo

Kaluan Bernardo em 26 de dezembro de 2016

Provavelmente você está sentado lendo esse texto. Pode ser que esteja em um desconfortável banco de metrô, do qual você fez questão de sentar; ou então está no escritório, com as costas tortas e há muito tempo na mesma cadeira; ou, ainda, na beira da cama, enrolando para levantar. Má notícia: sentar tempo de mais faz muito mal para a saúde.

sentado

Foto: Istock/Getty Images

Quanto tempo você passou sentado hoje? Há estimativas que adultos chegam a passar, em média, 7,7 horas por dia sentados. Esse é um tempo alto e maior do que o recomendado por especialistas. Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade de São Paulo (USP), afirmam que ficar sentado por mais de quatro horas aumenta o risco de morte em 2%; cinco horas, 4%, seis horas 6%; sete horas, 7%; oito horas, 13%; e nove horas, 18%. Ao todo, estima-se que que 433 mil mortes por ano poderiam ser evitadas se passássemos menos tempo sentados.

Para chegar ao número, eles estudaram artigos e inquéritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tempo médio que as pessoas passam sentadas em mais de 54 países e relacionaram esses dados com índices de saúde publicados na revista científica PLoS ONE.

Eles não estão sozinhos. Pesquisadores chegam a dizer que os problemas do excesso de tempo sentado são tantos que “sentar é o novo fumar”. A boa notícia, no entanto, é que o problema não é o ato de sentar em si, mas passar tempo demais na mesma condição.

Especialistas dizem que, nas suas oito horas de trabalho, você precisa levantar e se movimentar por pelo menos duas horas. Após um tempo, a cota deve aumentar e você precisa passar quatro horas de pé – ou seja, metade do expediente. A conclusão foi publicada no British Journal of Sports Medicine e é fruto da pesquisa de uma série de pesquisadores organizados pelo departamento de saúde pública da Inglaterra.

LEIA MAIS
O que a ciência diz sobre mesas para trabalhar em pé
LEIA MAIS
4 modalidades de dança fitness para exercitar o corpo se divertindo

Por que o corpo não deve ficar sentado por muito tempo

Nosso corpo não foi feito para ficar sentado o tempo todo, pelo contrário: ele foi projetado para o movimento. É por isso que temos mais de 360 juntas e 700 músculos esqueléticos, que nos ajudam a nos mover de forma fluída.

O sangue circula bem melhor quando estamos nos movimentando, assim como nossas células nervosas. A pele é elástica, permitindo que ela se adapte aos movimentos. Dessa forma, quando ficamos parados por tempo demais, o corpo passa a sentir a necessidade de se movimentar.

O vídeo abaixo, com legendas em português, explica por que ficar tempo demais pode ser danoso à saúde.

Os malefícios de ficar tempo demais sentado

Esse especial do jornal Washington Post também mostra alguns dos problemas associados com o excesso de tempo sentado. Um dos problemas é relacionado ao coração, uma vez que, quando estamos sentados, os músculos queimam menos gordura e o sangue corre lentamente, fazendo com que os ácidos graxos entupam as artérias. Tempo de mais sentado também tem sido associado a pressão alta.

O pâncreas produz insulina, o hormônio que carrega glicose para as células com o objetivo de fornecer energia. Como os músculos estão parados, as células não respondem prontamente à insulina e então o pâncreas passa a produzir mais e mais, o que pode levar a pessoa a desenvolver diabetes.

Alguns estudos também associam o excesso de tempo sentado a câncer de cólon, de mama e de endométrio. Cientistas ainda não sabem o porquê, mas teorizam que o excesso de insulina encoraja o crescimento das células cancerígenas. Outra teoria diz que o movimento regular aumenta nossa produção de antioxidantes que ajudam a manter o corpo saudável.

Pesquisadores estimam ainda que o excesso de tempo sentado pode estreitar os quadris, limitando os movimentos. A má circulação de sangue na perna pode ainda causar ainda veias varicosas e levar até à trombose.

O cérebro também passa a ser menos oxigenado, o que faz com que nossa concentração seja reduzida e tudo pareça mais lento. Se você abaixar a cabeça para atender o telefone ou olhar para o teclado por tempo demais, você pode lesionar sua vértebra cervical, no pescoço. Os ombros também são afetados.

Por fim, sentados, nossos discos ficam mais rígidos e secos tornando-se tensos. Além disso, pessoas que passam mais tempo sentados têm mais chances de terem problemas na hérnia lombar e dores nas costas.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 157 [3] => 12 [4] => 237 [5] => 97 [6] => 249 [7] => 222 [8] => 62 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 135 [22] => 173 [23] => 238 [24] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence