3 modalidades de dança fitness para exercitar o corpo se divertindo
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3 modalidades de dança fitness para exercitar o corpo se divertindo

Camila Luz em 13 de junho de 2016

Praticar esportes, além de ser saudável para corpo e mente, pode ser extremamente divertido. A dança fitness une exercícios a momentos descontraídos. Modalidades como pole dance, ballet fitness e aula de diva têm se tornado cada vez mais populares. São boas opções para quem detesta malhar sozinho na academia.

De acordo com matéria feita pela revista estadunidense Women’s Health, dançar é extremamente saudável. Traz os mesmos benefícios de outros esportes, como flexibilidade, fortalecimento muscular e aumento da capacidade cardiorrespiratória.

Além disso, pode melhorar o funcionamento do cérebro e combater o estresse. Quem já assistiu à série médica Grey’s Anatomy deve se lembrar dos residentes dançando para relaxar após plantões tensos.

dança fitness grey's anatomy

Gif por Giphy

Praticar dança fitness também pode ser uma forma de aumentar o círculo de amigos. Afinal, é uma atividade divertida que deve ser praticada em grupo e exige sincronia entre os participantes.

Modalidades de dança fitness para praticar e se divertir

Ballet Fitness

A aula mescla os passos técnicos do ballet clássico com exercícios de agachamento, abdominais e flexões. A modalidade foi criada há mais de 20 anos pela professora brasileira Betina Dantas. Por isso, a atividade é bastante popular no Brasil.

O próprio ballet clássico é uma atividade que faz muito bem para corpo e mente. Segundo a revista online britânica sofeminine, celebridades como a cantora Taylor Swift e as Angels da Victoria’s Secret são adeptas da prática. Ela acelera o metabolismo, tonifica os músculos, traz flexibilidade, combate o estresse e é um bom treino para o corpo inteiro.

O ballet fitness tem a vantagem de ser mais dinâmico e agitado. As músicas, por exemplo, não são as clássicas usadas na modalidade tradicional. São divertidas e estimulam o aluno a praticar as repetições.

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Aula de diva

Toda mulher pode dançar tão bem quanto Beyoncé, Madonna, Rihanna e Jennifer Lopez. Basta praticar aulas de diva.

A modalidade é bastante popular nos Estados Unidos, em cidades como Nova York, Miami e Los Angeles. Agora, brasileiros também podem praticar. O Club Workout, em São Paulo, oferece aulas inspiradas no twerk. Nessa dança fitness, a maioria dos movimentos são feitos com os quadris e por meio de agachamentos.

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O Club Workout oferece aulas em academias e até dentro de uma balada! O Anexo B, na rua Augusta, recebe as praticantes. Para participar, é preciso levar uma joelheira para twerk e salto para o stiletto, aula feita com salto alto.

Quem mora no Rio de Janeiro pode frequentar a “Dance Clip”, da academia Bodytech. Exercícios aeróbicos se misturam com coreografias de videoclipes bombados das artistas pop.

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Quem se acaba de tanto dançar na pista se diverte e experimenta uma sensação de bem-estar. Além disso, segundo a Women’s Health, um estudo descobriu que pessoas que dançam por 20 minutos, três vezes por semana, tornam-se mais saudáveis.

Dançar bastante também melhora o esqueleto. De acordo com a National Osteoporosis Foundation, a prática faz maravilhas pela composição geral do corpo. Dançarinos têm habilidades motoras e de percepção mais desenvolvidas do que pessoas sedentárias.

Pole Dance

O pole dance é um tipo de ginástica tradicionalmente indiana. Sua origem está ligada ao Mallakhamb (homem de força), uma espécie de yoga praticada num poste de madeira com cordas.

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O pole dance como dança fitness surgiu na Inglaterra nos anos 80. O site LifeHack preparou uma lista com os 10 benefícios da prática:

1 – Ajuda a queimar calorias bem rápido, pois une exercícios aeróbicos e calistênicos, que usam ritmo e movimento para desenvolver força e flexibilidade.

2 – Eleva a autoconfiança, pois corrige a postura e traz habilidades motoras, além de definir o corpo.

3 – Desestressa.

4 – Motiva a continuar a praticar esportes. O pole dance fortalece o corpo, faz o praticante se sentir sexy e estimula a produção de estamina (hormônio que traz vigor e resistência). Conforme as habilidades são aprimoradas, a vontade de continuar a praticar cresce.

5 – Traz agilidade e flexibilidade. Isso evita problemas como rigidez muscular e dores na coluna.

6 – Fortalece ossos e juntas.

7 – Faz bem para o coração e ajuda o sangue a circular melhor pelo corpo.

8 – Desenvolve equilíbrio e consciência corporal.

9 – Ficar grávida e dar à luz será mais fácil. O pole dance fortalece as costas e os músculos do abdômen, o que minimiza dores durante gravidez e parto.

10 – Aprimora a qualidade do sono. Dormir e descansar bem o corpo é tão importante para a saúde quando praticar exercícios físicos.

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