Está ficando desidratado? Veja sinais de que você precisa de água
desidratado
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Está ficando desidratado? Veja sinais comuns de que você precisa de água

Kaluan Bernardo em 19 de dezembro de 2016

Entre 55% e 78% do nosso corpo é feito de água. Manter-se hidratado é essencial para o funcionamento do corpo. Afinal, a água ajuda o coração a bombear o sangue e a garantir a estabilidade dos músculos e nervos; a limpar o corpo; a ativar o metabolismo; e a manter a temperatura estável. Se bebermos pouco líquido, podemos desidratar — e quando isso acontece, podemos ter sérias complicações. Mas, quando e como saber que estamos precisando beber água? O corpo dá alguns sinais.

Como saber se você está desidratado

Cãibras musculares

Se após exercícios leves ou durante a noite você sente dores é muito possível que esteja desidratado. Quando seu nível de água está baixo, seu corpo automaticamente direciona a água para o cérebro, sistema circulatório e órgãos. Os nervos e músculos são os primeiros a ficarem sem o líquido e, por isso, se tornam extremamente sensíveis, gerando cãibras e espasmos.

Dores de cabeça

Sua cabeça está pulsando de dor? Há chances de ter uma desidratação moderada. Isso porque nosso cérebro é protegido por uma camada de água. Quando você se desidrata, essa água é reduzida e o cérebro pode se mover mais, pressionando certas partes do crânio.

Mau hálito

A saliva tem propriedade antibactericida. Quando ficamos desidratados, o corpo pode produzir pouca saliva, fazendo com que as bactérias na boca se reproduzam e nos deixem com mau hálito.

Pele, olhos e boca secos

Se sua boca está rachando, seus olhos estão vermelhos e irritados e sua pele está ficando seca, há grandes chances de ser desidratação. E mais do que colírios, loções ou protetores bucais, o que você realmente precisa é de água.

LEIA MAIS
7 alimentos essenciais para manter uma vida saudável
LEIA MAIS
5 receitas vegetarianas para não sentir saudades da carne

Febre

Pode parecer contraintuitivo, mas quando estamos desidratados podemos ter febre. Nesse caso, provavelmente você está em um nível sério de desidratação e deve procurar por um médico.

Desejos alimentares

Quando você está desidratado, é difícil para alguns órgãos e nutrientes usarem a pouca água disponível para liberar glicogênio e outros componentes de sua reserva de energia. Então a resposta se torna desejo por comida, principalmente doce — que contém altos índices de glicogênio.

Pele pouco elástica

Antes de você passar por esses sintomas incômodos, você pode fazer alguns pequenos testes para avaliar se está desidratado. Uma possibilidade é o teste de pele. Basta puxar com dois dedos um pouco de pele de sua mão e ver se ela volta rapidamente para a posição original. Se demorar, é um sinal de desidratação.

Urina escura

Você também deve ficar atento à sua urina. Se ela estiver muito escura, pode ser um sinal de desidratação. Quanto mais alaranjada estiver, pior.

Dicas para ficar hidratado

O ideal é sempre evitar esse tipo de situação. Por isso, hidratar-se é algo ao qual sempre precisamos prestar atenção. Uma solução pode ser usar um aplicativo, no celular ou no computador, que te lembra que está na hora de tomar água.

Se você não gosta de água, tente dar mais sabor a ela. Coloque algumas rodelas de limão, laranja ou de hortelã em uma jarra — ficará ainda mais refrescante. Você também pode tomar alguns chás, que sempre são bem-vindos.

Comece sempre as manhãs tomando água. Faça isso antes de qualquer outra coisa para seu dia ficar melhor. Outro ponto importante é comer mais frutas e vegetais, que são ricos em água, além de nutritivos.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence