O que um detox digital pode fazer pelo seu relacionamento
detoz digital
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

O que um detox digital pode fazer pelo seu relacionamento

Camila Luz em 5 de agosto de 2016

A relação mais duradoura que você teve nos últimos anos foi com seu celular? Refeições com seu namorado costumam ser feitas em silêncio, enquanto cada um responde e-mails ou grupos no Whatsapp? Se sim, talvez seja a hora de experimentar um detox digital.

O hotel Sanctuary, localizado na Times Square, em Nova York, oferece um pacote de detox para casais que estão precisando se desconectar do celular e se reconectarem um com o outro. No check-in, hóspedes devem entregar seus aparelhos tecnológicos, como celulares e computadores. São devolvidos assim que a estadia termina.

A oferta pode parecer um pouco assustadora ou surreal. No entanto, há cerca de duas décadas, celulares sequer existiam. Viver sem eles, acredite ou não, era totalmente possível!

Leia mais:
Hotéis offline de luxo mostram o lado bom de viver desplugado
Rotina e ausência de smartphone: um guia para dormir melhor

O que o detox digital pode fazer por casais

Em um relacionamento saudável, há muitas coisas que casais gostam de fazer na companhia do outro, como maratona de série ou sair para jantar. No entanto, hoje, esses momentos acabam sendo atrapalhados por aparelhos tecnológicos ligados 24 horas.

casal segurando celular

Foto: Istock/Getty Images

“Naturalmente, em um mundo onde nossos celulares, tablets e laptops são extensões de nós mesmos, pode ser difícil deixá-los de lado e não ter a instantaneidade que a tecnologia proporciona”, explica a terapeuta psicossexual Joanna Coker, em entrevista ao site Huffington Post. “No entanto, para o bem de relacionamentos saudáveis, é vital que casais o façam”, conclui.

Ela revela que costuma presenciar cenas de casais trocando pouquíssimas palavras no que deveria ser um jantar romântico. Muitos até conversam, mas o bate-papo logo é interrompido assim que o celular vibra com nova mensagem. “Parece que qualquer outra pessoa é mais importante para esses casais do que seus parceiros”, diz Joanna.

Para a especialista, aproveitar o tempo juntos é essencial para manter o casal conectado, garantir que se comuniquem bem e realmente ouçam as necessidades do outro. “Nós precisamos estar conscientemente no mesmo espaço que nossos parceiros. Você não consegue fazer pelo telefone o mesmo que faz olhando no olho”, opina. “Estar sempre disponível para sua lista de contatos é um problema”, afirma.

O poder do silêncio

A especialista em psicologia comportamental Jo Hemmings aconselha que, além do detox digital, casais devem experimentar ficarem juntos em silêncio. Isso pode ajudar a relaxar, algo difícil de se fazer conectado à tecnologia. Por mais que pareça um pouco estranho à primeira vista, não dizer nada pode ajudar duas pessoas a recriarem laços.

casal deitados na rede vendo por do sol

Foto: Istock/Getty Images

Ela explica que o primeiro passo é deixar os aparelhos tecnológicos em outra sala. Caso ficar em completo silêncio pareça muito estranho no começo, deve-se usar algum estímulo que ajude a relaxar, como uma luz mais fraca ou velas aromatizadas.

De acordo com a especialista, esse momento deve se basear no “ser” e não no “fazer”. Desfrutar da calma e da tranquilidade pode ajudar cada pessoa a tomar consciência de si mesmo e de seu parceiro. Afinal, o que os uniu em um primeiro momento foi o prazer da companhia do outro. Essa sensação pode estar sendo abalada por tensões diárias que acabam sobrecarregando o relacionamento.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence