Por que manter um diário de sonhos pode ajudar no autoconhecimento
sonhos
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Por que manter um diário de sonhos pode ajudar no autoconhecimento

Kaluan Bernardo em 3 de fevereiro de 2017

Paul McCartney sonhou com a melodia de “Yesterday”, a música que mais teve covers na história; “Frankenstein”, um dos principais livros de terror, foi inspirado em um sonho de Mary Shelley; August Kekulé teve a ideia do anel benzênico, fórmula usada na maioria dos antibióticos modernos, em um sonho. Os sonhos podem nos revelar muito, inclusive sobre nós mesmos. Por isso, prestar atenção a eles pode ser uma ótima forma de entender o mundo e a nós mesmos. Uma forma é anotando-os em um diário de sonhos.

Sigmund Freud, considerado por muitos o pai da psicanálise, foi um dos primeiros a prestar atenção ao que os sonhos poderiam nos dizer. Segundo ele, eles eram “a estrada real para o inconsciente”. Esse, por sua vez, é parte essencial de nossa personalidade.

“O sonho é um conteúdo muito usado em terapia. É um elemento importante para a análise do paciente porque dispõe informações essenciais do mundo interno da pessoa. A gente consegue interpretar, dar um sentido para o que a pessoa está sonhando. Assim, também conseguimos estruturar sua vida emocional de forma mais interessante”, comenta Marleide Rocha, psicóloga clínica.

LEIA MAIS
Hora de dormir: qual o preço da privação do sono?
LEIA MAIS
Rotina e ausência de smartphone: um guia para dormir melhor

Ela, que também trabalha com um campo conhecido como Psicologia Positiva, que tenta reforçar aspectos positivos do paciente, reconhece que os sonhos podem também ser uma importante ferramenta de autoconhecimento. Reconhecer mensagens do inconsciente, que se manifestam por sonhos, podem nos ajudar no dia a dia.

“O grande achado do Freud foi que, em um momento no qual o homem se sentia dono da razão e do mundo, ele nos mostrou que havia um lado de nossa personalidade que nós não dominamos. E mais do que isso ele ainda mostrou que esse lado da personalidade, o inconsciente, é muito influente em nossa vida”, comenta.

Por que manter um diário de sonhos pode te ajudar

Marleide defende que anotar os sonhos pode ajudar a correlacioná-los com fatos da vida acordado e, então, entender o que o seu inconsciente está tentando dizer naquele contexto. “Os livrinhos de significados de sonho que existem por aí não querem dizer nada. Sonhos são questões muito individuais, você não tem controle sobre sua produção”, comenta.

“Não adianta querer buscar uma resposta do tipo ‘sonhar com coelho significa tal coisa’, você sempre precisa analisar de acordo com o contexto da vida de cada pessoa”, ressalta ela.

Dessa forma, ao anotar o sonho, o paciente pode levá-lo para a terapia e ir procurando, aos poucos, seu próprio significado. Há ainda uma outra questão: na teoria freudiana há o conteúdo manifesto e o latente no sonho. “O primeiro é a imagem, o ‘filminho’, que a pessoa vai ver e lembrar; mas o que interessa mais é o latente, que é o significado que está por trás de tudo aquilo. É a simbologia para tentar compreender o significado do sonho como um todo”, comenta.

Você pode anotar em um caderno, em um celular, gravar em áudio. “De qualquer forma, o que é importante vai ficar registado de alguma forma na sua memória”, ela diz.

Jayne Gackebanch, pesquisadora de sonhos da MacEwan University, no Canada, também defenda a importância de anotar. Em entrevista à New York Magazine, ela diz que a prática pode nos ajudar a ter sonhos lúcidos (quando se sabe que está sonhando) e consequentemente terá mais controle sobre si. “O cérebro sonhando fará o que precisa fazer — irá resolver problemas, irá dar inspiração criativa, irá regular suas emoções negativas — e o quanto mais consciente você estiver do processo, mais transparente será, e mais você poderá gerenciar enquanto acordado”, diz.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence