Dicas simples e práticas para adotar uma rotina saudável
Dicas simples para uma rotina saudável.
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Dicas simples e práticas para uma rotina saudável

Camila Luz em 11 de maio de 2016

Para adotar uma rotina saudável, é preciso aprimorar a alimentação, cuidar do condicionamento físico e dormir melhor. Há quem acredite que isso é impossível quando o tempo é escasso. Mas pequenas atitudes podem contribuir para que corpo e mente fiquem mais equilibrados e sadios.

O primeiro passo para adotar uma rotina mais saudável é pegar leve no começo. Estabelecer metas altas pode ser estressante e, em pouco tempo, você vai acabar desistindo. Portanto, não faça mudanças bruscas.

Planeje uma rotina que se encaixe na sua vida diária, levando em consideração atividades que gosta de fazer, o que mais gosta de comer e quanto tempo tem disponível para cada tarefa do dia.

O segundo passo é estar consciente das vantagens que uma rotina saudável pode trazer para o organismo. A saúde vai melhorar e, por isso, os gastos com remédios e médicos serão reduzidos. Além disso, você vai se sentir melhor e mais disposto, pronto para encarar as obrigações.

A sua produtividade vai aumentar e, consequentemente, você será mais feliz e confiante. Assim que seu dia começar a render melhor, as atitudes que tomou para ser mais saudável vão deixar de parecer um gasto extra de tempo. Pelo contrário: vão se tornar essenciais na sua rotina.

Dicas para adotar uma rotina saudável

1 – Alimentação

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Adotar uma alimentação saudável para o seu corpo não significa deixar de comer doces e passar a ingerir apenas vegetais. O importante é variar. Consulte o seu nutricionista para descobrir se algum nutriente está em falta no seu organismo. Depois, planeje um cardápio que inclua todos os alimentos importantes.

Em um dia a dia corrido, é costumeiro apelar para comidas fáceis de fazer, como alimentos congelados. Para matar a fome durante o dia, pessoas acabam comendo salgados, bolachas recheadas e outros alimentos práticos, que podem ser comprados em qualquer lanchonete ou supermercado. Mas há opções de alimentos que são saudáveis e acessíveis, como frutas e grãos.

Segundo matéria do programa Bem Estar, é importante evitar o jejum prologando. Deve-se comer de três em três horas. Para isso, vale investir em comidas portáteis, que sejam pequenas e fáceis de carregar.

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Picar frutas e transportá-las em potinhos é um bom jeito de ter alimentos saudáveis para consumir na hora da fome. Também é possível comprar saquinhos com nozes, castanhas e amêndoas, grãos que são ricos em fibras, vitamina e minerais.

Outra dica, fornecida pelo site Chatelaine, é tomar dois copos de água morna com limão todos os dias, ao acordar. Esse simples hábito aumenta o fluxo de sucos digestivos (auxiliando na digestão), ajuda a limpar o organismo e redefine o equilíbrio do pH, tornando-o menos ácido, o que reduz o risco de doenças artríticas e reumáticas.

Por fim, evite alimentos gordurosos e ricos em carboidrato durante a noite, como frituras e massas. Prefira comê-los de dia, quando ainda há tempo suficiente para queimar calorias por meio de atividades físicas. Para o jantar, escolha refeições ricas em proteínas e fibras.

2- Atividades físicas

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Se puder investir em uma academia, ou em atividades como pilates e natação, ótimo. Praticar esportes é muito importante para evitar doenças do coração, melhorar a capacidade respiratória e aprimorar a saúde no geral.

Muitas pessoas, no entanto, não gostam, não têm tempo ou não querem pagar pelas aulas. Nesse caso, vale a pena encaixar atividades físicas na rotina, ao ar livre. Por exemplo: vá de bike. Pedalar é muito mais saudável do que andar de carro ou transporte público.

Se tiver medo de andar de bicicleta pela cidade, peça a ajuda de um Bike Anjo. Ele pode te ensinar estratégias para ficar mais seguro e confiante ao pedalar em meio ao trânsito.

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Há, também, a possibilidade de caminhar até o trabalho, se ele ficar a uma distância justa da sua casa. Para isso, invista em um tênis confortável, para não prejudicar a coluna.

Não dá para ir trabalhar a pé? Entre em casa e calce logo os tênis. Você vai se sentir mais motivado a sair logo em seguida para uma caminhada ou corrida.

3 – Durma bem

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De acordo com o site Chateleine, é preciso dormir de sete a oito horas por noite. Essa média pode variar, de acordo com o organismo de cada indivíduo. O importante é não dormir de menos, pois poucas horas de sono podem trazer irritação e estragar o dia.

Durma no escuro, para ter uma boa qualidade de sono. Tente relaxar antes de dormir, para evitar insônia ou despertar no meio da noite.

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