Dietas detox funcionam? Especialistas dizem que não
Dieta Detox
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Dietas detox funcionam? Especialistas dizem que não

Kaluan Bernardo em 10 de maio de 2016

A ideia da dieta detox parece boa: ficar uns dias comendo determinados alimentos que eliminariam as toxinas do corpo e, com isso, emagrecer rapidamente e de forma saudável. Mas, de acordo com nutricionistas ouvidos pelo Free The Essence, não é assim que funciona.

“O corpo já tem mecanismos específicos para eliminar toxinas, principalmente pelo fígado e pelos rins”, diz Cristiane Perroni, especialista em nutrição esportiva. Quando você bebe, por exemplo, são esses órgãos que ajudam seu corpo a eliminar as toxinas do álcool.

“A dieta detox, na verdade, foi criada para tratamentos de alergias. Quando o paciente tinha sensibilidades alimentares, ele restringia alimentos com toxinas agressoras”, diz Cristiane. “E aí, como a pessoa tinha uma dieta mais restritiva, ela emagrecia. Não porque estava desintoxicando, mas porque estava comendo menos. O objetivo da dieta detox não é emagrecer”, defende.

Também especialista em nutrição esportiva, Flavia Tonolli compartilha da mesma opinião. O problema do detox, segundo ela, é que ao restringir a alimentação, a pessoa poderá perder nutrientes essenciais. “Nessas dietas há poucas proteínas e calorias. Algumas recomendam ficar só no líquido. Isso não é saudável. Por vezes você não consegue o que precisa nem para levantar da cama”, diz.

A essa altura você pode estar se perguntando sobre os sucos detox. Segundo Flavia, não há problema em consumi-los. “Eles têm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes que fazem bem. Você pode tomar de manhã tranquilamente. O que não pode é fazer uma dieta baseada neles”, diz.

salada com garfo com tomate

Foto: Flickr

Melhor do que detox: dietas equilibradas

O Conselho Federal de Nutricionistas também já se posicionou sobre o assunto. Em nota técnica, eles dizem que “faltam evidências científicas que amparam a utilização de dietas ‘detox’ ou desintoxicantes”. Eles também entendem que há muitos radicalismos nesses regimes. A recomendação oficial é: na dúvida, procure um nutricionista, devidamente registrado no Conselho, e faça uma análise criteriosa com ele.

Tanto Cristiane quanto Flavia dizem que, quando o assunto é nutrição, o importante é ter uma dieta balanceada e variada. “Quanto menos você restringir grupos alimentares, maior as chances de atender todas as recomendações e promover saúde”, comenta Cristiane.

O problema é que hoje estamos comendo muito mal. Há muita energia saturada, muito colesterol e sal. A comida elaborada, que era feita só no final de semana, veio para o dia a dia. Não adianta comer besteiras e, no final do mês, querer fazer um detox

Flavia diz que a saúde se baseia em um tripé: dieta variada e equilibrada, tempo suficiente de sono e prática de atividades físicas. Inclusive, o próprio suor também ajuda o corpo a desintoxicar.

E aí? Quais dessas três atividades você faz direitinho para ter o corpo saudável? Comente logo abaixo.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence