Boa alimentação pode não ser suficiente para reduzir efeitos do estresse
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Boa alimentação pode não ser suficiente para reduzir efeitos do estresse

Camila Luz em 12 de outubro de 2016

Boa alimentação traz benefícios para corpo e mente. Reduz chances de desenvolver doenças cardíacas ou diabetes e melhora a disposição, além de deixar o cabelo e a pele mais bonitos. Ainda assim, uma dieta saudável pode não ser suficiente para reduzir efeitos nocivos do estresse.

Estudo produzido pelas universidades Columbus e Ohio State, dos Estados Unidos, submeteu 58 mulheres a dois tipos de dietas em dias diferentes. A primeira era rica em gordura saturada, associada a problemas cardiovasculares. A segunda tinha grandes quantidades de óleo vegetal e é considerada mais saudável.

mulher com cabeça encostada na mesa ao lado de computador e copos de café

Foto: Istock/Getty Images

As pacientes ingeriram as refeições em dias calmos e estressantes. O objetivo era medir a resposta inflamatória do organismo em cada uma das situações. “Ao longo da vida, níveis mais elevados de inflamação estão ligados a um aumento do risco de uma variedade de doenças, incluindo doença cardiovascular, diabete tipo 2, artrite e alguns tipos de câncer”, disse Janice Kiecolt-Glaser, da Ohio State University, ao site NPR.

“Quando mulheres não estavam estressadas e ingeriram a refeição mais saudável, a resposta inflamatória foi menor do que quando comeram a refeição rica em gordura saturada”, explicou.

A grande surpresa veio nos dias em que sofriam de estresse: tanto fazia comer a refeição saudável ou a prejudicial. A resposta inflamatória era a mesma. “Se uma paciente estava estressada no dia que ingeriu a refeição saudável, parecia que estava comendo a dieta com gorduras saturadas em termos de resposta inflamatória”, revelou.

Efeitos do estresse no corpo

Para os pesquisadores, o estresse aumenta os níveis inflamatórios. Níveis mais altos de inflamação podem desequilibrar as funções básicas do organismo e reduzir a eficiência do sistema imunológico. Além disso, inflamações que ficam foram de controle podem causar danos sérios ao corpo.

Os resultados do estudo mostram que o estresse pode influenciar seriamente a saúde. Segundo o NPQ, pesquisas anteriores mostraram que pessoas estressadas demoram mais para se curar de feridas e têm o metabolismo alterado, ganhando peso com mais facilidade.

No entanto, Kiecolt-Glaser diz que o assunto ainda é nebuloso e há muito a se descobrir. O estudo, por exemplo, não traz uma certeza sobre como níveis de inflamação se comportariam diante de refeições muito saudáveis, como um abacate com torradas multigrãos. Ela ressalta que todas as refeições preparadas durante a pesquisa eram ricas em calorias.

Medite, faça yoga e crie vínculos

O lado positivo da pesquisa é que há uma série de atitudes e estratégias que podem ajudar a combater o estresse. A melhor forma, na opinião de Kiecolt-Glaser, é manter boas relações pessoais. A pesquisa ainda aponta para práticas como mindfulness e yoga.

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O NPR também dá outras sugestões, baseadas em pesquisas com estudantes de direito da Universidade de Georgetown. Eles citaram desde ouvir hip hop até frequentar a academia. “Me exercitar enquanto estou estressada realmente ajuda. É uma saída, uma distração”, disse a aluna Mariana Smith.

Aric Prather, professor de medicina da Universidade da Califórnia, estuda como escolhas de estilo de vida afetam a saúde. Ele acredita que os estudantes de Georgetown estão indo pelo caminho certo. “Exercícios e conexões sociais são efetivos para melhorar o bem-estar e a habilidade de lidar com o estresse”, defendeu.

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