Conheça algumas das principais linhas de meditação
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As principais linhas de meditação

Kaluan Bernardo em 6 de janeiro de 2017

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Você já deve ter ouvido falar dos vários benefícios que a meditação traz. Mas por onde começar? Há vários tipos de meditação e que podem ser mais ou menos eficientes para diferentes pessoas, com diferentes objetivos.

Há, literalmente, centenas de linhas de meditação. E você pode até adaptar um e criar um novo que combine com seu estilo de vida. Tudo depende de quais técnicas você pretende usar e que tipo de resultado pretende alcançar. Embora todas sejam voltadas a seu desenvolvimento mental, algumas focam em aspectos mais objetivos do que outros.

Os principais tipos de meditação

O blog Live and Dare, referência no tema, diz que especialistas costumam dividir os linhas de meditação em três tipos: meditação com atenção focada, percepção aberta e presença espontânea.

No caso da atenção focada, o objetivo é se atentar a um único objeto o tempo todo. Pode ser a respiração, um mantra, uma visualização, alguma parte do corpo, um objeto externo etc. Conforme o praticante evolui sua habilidade se torna mais intensa e a distração mais rara em sua vida.

Já no caso da meditação de percepção aberta, em vez de focar em um único objeto você tenta sentir e viver cada aspecto da experiência de viver, sem julgamentos. Todas as percepções devem ser reconhecidas pelo que de fato são. Você precisa perceber momento a momento, mas sem entrar neles.

Por fim, na presença espontânea, o foco não é em nada em específico. O olhar é para dentro, quando você se introverte e ouve o silêncio. Esse é um estado que pode ser procurado por qualquer tipo de meditação – afinal, o objeto contemplado em qualquer exercício mental é o autoconhecimento.

Algumas das principais linhas de meditação

Nesses três grandes tipos podemos encontrar centenas de linhas diferentes. Embora partam de princípios semelhantes e tenham, muitas vezes, o mesmo objetivo, essas meditações contam com diferenças na técnica e que podem mudar bastante a experiência de quem pratica. Veja algumas delas, como explica o Live and Dare.

Zazen

Do japonês, “Zen sentado”, tem suas origens no Budismo Zen Chinês e relações com o monge indiano Bodhidharma. Nela você pode sentar-se no chão com as pernas cruzadas ou em uma cadeira com a coluna ereta.

Há duas formas de conduzir sua atenção. Na primeira, foque completamente em sua respiração, com o ar entrando e saindo lentamente pelas narinas. Vá contando de dez a um, do maior para o menor. Cada vez que expirar, diminua um número. Quando chegar em um, comece novamente. Se você se distrair, recomece a contagem.

Ou então você pode usar Shikantaza, que em português significa algo como “apenas sentar”. Nesse caso, você não precisa focar em nada específico, apenas curtir o momento presente e observar o que se passa em sua mente.

Vipassana

Outra um tanto conhecida e tradicional no budismo. Do idioma pali, a palavra significa algo como “ver claramente”. Muitas vezes considerada apenas mindfulness, essa meditação começa com o processo de focar sua atenção na respiração até você estar plenamente consciente dela.

Perceba os movimentos do seu abdômen e os detalhes de sua respiração. Na sequência, sua atenção se expandirá e você começará a perceber outros objetos, como o som ambiente. Se algo puxar sua atenção e você distrair, classifique esse objeto, como “pensamento”, “memória”, “audição” ou algo do tipo, mas sem especificar muito. É uma forma de cortar o fluxo de pensamentos.

Quando você desenvolver bastante a meditação, você terá marcas de existência, como “impermanência” (annica), insatisfação (dukkha) e esvaziamento de si (annata).

Meditação hindu com mantra

Um mantra é uma frequência sonora que pode ser usada com objetivos específicos para a mente. Há uma vibração, pronúncia e sonoridade correta. Por isso, é sempre importante procurar alguém para te ensinar da melhor forma.

Nesse caso você também precisa se sentar com a coluna ereta e os olhos fechados. Em certas correntes você pode repetir o mantra mentalmente durante toda a seção, em outras pode pronunciá-lo. Em alguns casos o praticante também precisa voltar sua atenção à respiração e tentar sincroniza-la com o mantra.

Meditação taoísta

Baseado no Taoísmo, uma famosa filosofia chinesa que dá ênfase à vida em harmonia com a natureza e tem como um de seus principais livros o Tao Te Ching.

Foto: Istock/Getty Images

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Essa meditação se caracteriza pela geração, transformação e circulação de energia interna. O propósito é acalmar o corpo e a mente, unificar o corpo e o espírito e harmonizar com o Tao.

Há diferentes formas de praticá-la. Uma é sentar-se e tentar livrar-se de quaisquer imagens mentais e sentimentos. Se surgirem sentimentos ou pensamentos, você simplesmente deixa-os passar e não os segue.

Outra forma é também focar na respiração até que ela se torne completamente leve. Você pode fazer isso apenas usando a atenção ou seguindo técnicas específicas de inalação.

Por fim, há uma outra forma que inclui olhar para dentro e visualizar seus órgãos, entidades internas, sua energia, e processos de pensamento. Há uma série de técnicas específicas que te ajudam com isso e tem o objetivo de torna-lo consciente de si.

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