Como a literatura e os podcasts podem ajudar a lidar com a insônia
curar a insônia
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Como a literatura e os podcasts podem ajudar a lidar com a insônia

Pedro Katchborian em 27 de setembro de 2016

A insônia é um problema de difícil compreensão e, consequentemente, de difícil tratamento. Drew Ackerman, criador de um podcast destinado a quem não consegue dormir, disse que para curar a insônia é preciso pensar da seguinte maneira: “Se uma pessoa está com sede, ela bebe água. Se está com fome, ela come. Mas quando uma pessoa quer dormir, isso não necessariamente está no controle dela. E por isso isso a insônia é um doloroso mistério”, diz.

A frase foi dita para Pagan Kennedy, no The New York Times. Pagan é uma dos americanas que sofre de insônia crônica — cerca de 10% da população do país apresentam a condição. No artigo, ela conta toda a sua saga para conseguir driblar ou pelo menos amenizar o problema. A medicina tradicional, com remédios e terapia, não funcionou para a colunista.

homem olhando no celular deitado na cama

Foto: Istock/Getty Images

Pagan explica que o problema vem desde criança e, quando pequena, fazia jogos mentais para tentar se manter distraída no período em que tentava dormir: ela listava pessoas que a faziam feliz ou palavras que começavam com a letra A, e assim por diante. Em uma noite, ela simplesmente ficou furiosa com o jogo. “Por que eu fiquei horas fazendo isso?“, questionou-se. Foi aí que teve uma ideia: e se tivesse um jeito de tirar todos esses pensamentos da cabeça dela? Então, fantasiou com uma máquina que pensaria por ela.

Mais velha, preparou-se e fez a tal “máquina”: com uma venda feita com uma meia, colocou fones de ouvido e acoplou um MP3 player. Nele, ela colocava uma audiobook. “Eu comecei a usar a máquina a noite inteira, dormindo e acordando, mas confortável sabendo que o narrador estava sempre comigo“, afirma.

Ela explica que o grande trabalho foi, então, fazer uma curadoria do que ouvir. No começo, ela tentava livros que ela sabia que não tinham entretenimento. “Depois, comecei a escolher livros engraçados e que me engajavam. Quando eu aproveitava aquelas horas acordada, eu não tentava mais dormir. E quando eu parava de tentar dormir, eu dormia”, conta.

O apetite na busca por livros que ajudassem na insônia fez cada noite virar uma viagem diferente para a autora. “O ritmo lento das novelas do século XIX é perfeito para a máquina da insônia: você dorme quando os personagem estão jantando”, diz. “Parece que você está rodeado de amigos”, comenta.

Leia mais:
Hora de dormir: qual é o preço da privação do sono?
Sete apps para te ajudar a dormir melhor

Curar a insônia não foi possível com a literatura, mas ao menos a transformou em uma condição estável. Pagan também agradece a internet e seus voluntários pelas muitas horas de literatura disponíveis na internet. A autora aproveita e comenta sobre o debate da tecnologia e da insônia: “sempre que uma nova tecnologia surge, nós inevitavelmente a culpamos por arruinar o sono”, comenta. “Há muitas maneiras que um celular pode arruinar o sono, mas a internet em si pode se tornar uma terapia“, explica.

Podcasts para curar a insônia

Nas suas buscas para tentar amenizar a insônia, Pagan se deparou com uma rede de pessoas com o mesmo problema que ela — e algumas dispostas a ajudar a curar a insônia. Esse é o caso de Drew Ackerman, autor de um podcast chamado “Sleep With Me” (Durma Comigo), em que conta histórias sem importância alguma. Ele não é médico ou algo do tipo, mas encontrou um hobby e uma expressiva audiência: cerca de 70 mil ouvintes baixam cada episódio do podcast.

Para Ackerman, a insônia deve ser tratada como um dilema de solidão existencial. “Eu ouço tantas pessoas falando que ouvem o podcast enquanto os parceiros estão dormindo. Eles podem estar na cama com alguém que os ama, mas naquele situação, é tarde da noite e você está totalmente sozinho”, diz Ackerman.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence