Conheça a secular tradição tibetana das mandalas de areia
mandalas de areia
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Círculos e cores: conheça a secular tradição tibetana das mandalas de areia

Pedro Katchborian em 11 de novembro de 2016

Quem assistiu “House of Cards” deve lembrar de uma cena em que monges tibetanos trabalham por dias em uma mandala de areia para depois destruí-la. A tradição representada na série é secular e representa muito mais do que simples círculos cheios de cor. Relacionadas a diferentes culturas como a budista, hinduísta e tibetana, essas formas geométricas representam um equilíbrio de elementos visuais e costumam simbolizar unidade, harmonia e o universo.

A mandala tem séculos de existência e é uma maneira de representar a jornada espiritual e o equilíbrio. A tradição tibetana de fazer mandalas com areia colorida tem como principal objetivo enfatizar a inconstância da vida.

Chamadas de dul-tson-kyil-khot, essas mandalas tibetanas são feitas a partir de um complexo processo: depois de desenhar com um lápis um esboço geométrico em uma superfície azul e separar as areias por cor, os monges usam um funil com a areia para distribuir a areia com perfeição.

Segundo este vídeo que fala mais sobre as mandalas, o processo para completar o desenho normalmente dura quatro dias, dependendo do tamanho da mandala. Os monges destroem a mandala, distribuem parte da areia para o público que assiste o processo e jogam o que sobrou no rio mais próximo — a ideia é espalhar a paz, além de simbolizar a efemeridade da vida e do mundo

Essas mandalas de areia tem todo um significado dentro da cultura dos monges tibetanos: elas são construídas como uma cerimônia de iniciação, na qual um mestre autoriza os seus alunos para que pratiquem um tantra.

Além da mandala tibetana, há outros tipos de arte que envolvem essas figuras geométrica. Há até uma explicação de Carl Jung sobre o poder das mandalas. Para ele, as imagens podem expressar conteúdos interiores do ser humano. Se você gosta dessa cultura e quer fazer a sua própria mandala, veja um passo a passo aqui.

Abaixo, uma galeria com belas mandalas de areia. Inspire-se.

mandalas de areia

Foto: Istock/Getty Images

mandalas de areia

Foto: Istock/Getty Images

mandalas de areia

Foto: Istock/Getty Images

mandalas de areia

Foto: Istock/Getty Images

mandalas de areia

Foto: Istock/Getty Images

mandalas de areia

Foto: Istock/Getty Images

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 66 [13] => 67 [14] => 157 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence