Cuidar da pele antes de tudo: a tendência da maquiagem mínima
maquiagem (1)
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Cuidar da pele antes de tudo: a tendência da maquiagem mínima

Aretha Yarak em 27 de setembro de 2017

Em maio do ano passado, a cantora Alicia Keys divulgou uma carta contando que tinha decidido se libertar da maquiagem. A ideia não era exatamente abdicar dos produtos e sair sempre — e apenas — de cara lavada. Ela estava só defendendo a liberdade de usar cosméticos por vontade própria, uma maquiagem mínima, e não para se adequar a padrões de beleza pré-estabelecidos.

maquiagem

Foto: Reprodução/RCA/PAOLA KUDACKI)

“Essa é uma transformação que, de fato, está acontecendo no mundo da beleza. A mulher está revendo seu lado feminino, sua vaidade e a maneira como expressa sua personalidade”, comenta a beauty artist Amanda Schön. Na prática, isso se traduz em mais cuidados com a saúde da pele e menos maquiagens para esconder “defeitos”.

Responsável pela beleza das grifes Osklen, Animale, Coven e Vitorino Campos durante a última edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), Amanda tem sido apontada como uma das referências quando o assunto é usar a maquiagem respeitando a beleza de cada mulher.

“Existe um padrão estético que foi imposto, e a maquiagem era usada para que a mulher conseguisse se aproximar disso”, comenta. Segundo ela, o movimento agora é usar a maquiagem para expressar a personalidade, brincar com cores e se sentir melhor. “Não para se esconder”, diz Amanda.

Maquiagem mínima e o cuidado com a pele

Conforme vai eliminando as camadas de maquiagem que usa no dia a dia, a mulher sente mais necessidade de cuidar da pele. É quase como fazer o oposto do que ela estava habituada. Antes, comprava um novo produto ou passava uma maior quantidade para esconder o novo “defeitinho” surgido. “Agora, a ideia é hidratar, tonificar e proteger. Uma pele bem cuidada consegue até mesmo fazer com que a maquiagem fique mais bonita e dure mais”, alerta Amanda.

LEIA MAIS
5 receitas fáceis de produtos de beleza naturais para fazer em casa
LEIA MAIS
Rótulos, tipos de pele e preço: aprenda a escolher seu hidratante para o rosto

A beauty artist aposta em uma rotina regrada de cuidados: pela manhã e antes de se deitar, é preciso limpar, tonificar e hidratar o rosto. Máscaras faciais e hidratação podem favorecer os cuidados, se usadas da maneira correta — na dúvida, não deixe de consultar uma dermatologista.

Esse cuidado foi a base do seu trabalho no último SPFW para a Osklen. No dia do desfile, as modelos tiveram uma espécie de dia do SPA. Elas passaram por tratamentos como remoção de células mortas, esfoliação e máscaras de hidratação, luminosidade e para fechar os poros. “Elas ficaram com a pele limpa e fresca. Usamos corretivo apenas para coisas pequenas, como uma espinha. Em nenhuma aplicamos base ou iluminador”, conta Amanda.

Tendência de make internacional

maquiagem

Foto: Reprodução/Site

A adoção de postura da maquiagem mínima já é uma vertente que rege o comportamento de algumas empresas internacionais. Caso da americana Glossier, uma marca de “skin first” (a pele primeiro, em tradução livre), que defende que os cuidados com a pele devem ser a prioridade.  Seu sucesso tem sido tão grande, que ela expandiu recentemente para o Canadá e para a Europa via pop-up stores.

“Acredito que estamos entrando em uma época em que as mulheres estão abertas para a autenticidade, como nunca estiveram antes — quem elas são e querem ser na vida real? Agora, mais do que nunca, as pessoas estão se empenhando para desenvolver suas identidades, embarcarem em suas próprias jornadas e de falar sobre isso”, comenta Emily Weiss, CEO e criadora da marca.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 237 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence