Como a meditação deixa crianças mais felizes e concentradas
meditação
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Como a meditação deixa crianças mais felizes e concentradas

Kaluan Bernardo em 28 de outubro de 2016

Recentemente, escolas estadunidenses chamaram a atenção por uma pedagogia diferente com crianças: trocou-se punições por ensino de meditação. Segundo professores, os alunos ficaram mais calmos e aprenderam a lidar com conflitos.

“Precisamos ensinar o autocontrole para as crianças. Quando as punimos, não estamos ensinando o comportamento correto, estamos apenas castigando. A punição não necessariamente ensina comportamentos”, comenta a psicóloga infantil Mayra Gaiato.

Mais do que uma alternativa à punição, a meditação é uma prática recomendada para pessoas em todas as faixas etárias, e sob qualquer situação. “Se meditação fosse uma pílula, seria caríssima tamanho o valor de saúde que ela traz”, diz Roberto Debski, psicólogo e médico especializado em medicina integrativa. De fato, os estudos sobre os efeitos da meditação em crianças apontam para esse lado. Veja o que a ciência diz.

Os efeitos comprovados da meditação na atenção das crianças

Muitos adultos se preocupam com a atenção e o foco de suas crianças, algumas vezes os diagnosticando com déficit de atenção. A meditação pode ser uma alternativa.

“As crianças vivem uma vida estruturada, na qual tem que fazer várias atividades dificílimas, milhões de lições de casas e, consequentemente, lidam com estresse. É o que eu mais atendo em meu consultório. E a meditação pode ajudar a criança a perceber o que está em volta dela. Ela sempre se beneficia do ato de perceber o mundo”, comenta Mayra.

Estudo feito com 40 estudantes chineses mostra que crianças que meditaram por cinco dias tiveram melhores índices de atenção e concentração.

Outro estudo, de duração de seis semanas, testou a meditação Sahaja Yoga em crianças diagnosticadas com síndrome de déficit de atenção. A pesquisa revela que as crianças apresentaram benefícios tanto em casa — dormindo melhor e se mostrando menos ansiosas — quanto na escola — capazes de se concentrarem melhor e tendo menos conflitos.

Há ainda outra pesquisa, de 2013,  que acompanhou garotos de oito anos diagnosticados com síndrome de déficit de atenção. O resultado foi o mesmo: a meditação ajudou a reduzir a hiperatividade e aumentar a concentração. Um outro estudo semelhante chega à mesma conclusão de que a  prática “demonstrou relevantes mudanças clínicas para praticantes interessados no tema”.

Roberto acredita que, em muitos casos, a meditação pode ser uma potente alternativa aos remédios. “Hoje vivemos um momento de medicalização dos sintomas emocionais. A criança começa a tomar remédios quando podia tentar alguns caminhos mais naturais, como meditação ou atividades físicas”, comenta. “Não sabemos os efeitos colaterais de longo prazo”, alerta.

Outros benefícios da meditação para crianças

Uma escola na Austrália em zona considerada de risco resolveu dar meia hora de meditação para crianças. Em pouco tempo, perceberam que as notas dos alunos começaram a melhorar. Outro estudo indica que a prática reduz a ansiedade e melhora a memória, fazendo com que os pequenos tenham melhor desempenho em provas.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Muitas vezes, o que falta para as crianças é tomar consciência de si. É necessário, por exemplo, prestar atenção na respiração. “Não ensino explicitamente meditação, mas faço as crianças aprenderem a respirar. Elas não colocam atenção nisso. Quando respiram pelo nariz, sai um monte de remela porque esse nariz nem é usado”, diz Mayra.

De fato, as crianças que meditam também se mostraram mais conscientes de si. Um programa de oito semanas, com treino duas vezes por semana, mostrou que elas tinham melhores funções executivas. Outro estudo revela que os benefícios se mantém no médio e no longo prazo. Roberto comenta:

Ensinar as pessoas, crianças ou adultos, a ampliar a consciência e controlar suas emoções vai nos levar a um mundo melhor.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence