Afinal, ouvir música ajuda a trabalhar e a se concentrar melhor?
música
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Afinal, ouvir música ajuda a trabalhar melhor?

Kaluan Bernardo em 25 de setembro de 2016

Quem trabalha muito tempo em frente a um computador sabe que o fone de ouvido já é quase tão importante quanto o mouse e o teclado. Mas, afinal de contas, ouvir música realmente ajuda na produtividade? Resposta curta: sim. Resposta longa: sim, mas depende de uma série de fatores que podem ajudar de formas diferentes.

Antes de tudo, é necessário reconhecer que a música tem uma série de efeitos no cérebro e pode afetar não só a forma como trabalhamos, como também a que vivemos. Há diversos tipos que podem ajudar (e muito) a relaxar. Veja alguns dos benefícios de ouvir música, independente da atividade que estiver fazendo.

Benefícios de ouvir música

A música pode ser útil para aliviar a dor. Ela é boa especialmente em cuidados geriátricos, intensivos ou medicina paliativa. Ajuda tratar pacientes depressivos e diminui a ansiedade. As conclusões são de estudo alemão publicado em 2009.

Música relaxante é eficiente para tratar insôniaEstudo publicado em 2008 acompanhou quase 100 estudantes jovens com dificuldade para pegar no sono. Um grupo ouvia um audiolivro antes de dormir, enquanto o outro ouvia canções calmas e um último não fazia nada. O segundo grupo teve resultados positivos para dormir e ainda aliviou sintomas depressivos.

Outra pesquisa, de 2011, indica que a música pode regular a pressão sanguínea fazendo as pessoas se sentirem mais alegres. Ela foi associada à ativação de bioquímicos relacionados à redução de estresse.

Como a música ajuda a ser mais produtivo

É necessário não se enganar: quando você ouve música, seu cérebro está fazendo multitasking e, portanto, sua concentração está dividida. Se você ouvir algo que te lembre memórias específicas, ou te traga sentimentos conhecidos, provavelmente sua leitura e memória serão comprometidos.

Leia também:
Estudo mostra como o cérebro percebe a música
Música realmente ajuda a relaxar?
mulher ouvindo música enquanto trabalha

Foto: Istock/Getty Images

O primeiro elemento que você precisa analisar quando vai trabalhar ouvindo música é o quão imersiva será a tarefa que fará. É claro que responder um email ou preencher uma tabela simples exige muito menos do que escrever um complexo ensaio filosófico ou planejar as contas da empresa.

Para tarefas naturalmente repetitivas e simples, música provavelmente ajudará, mesmo que você esteja ouvindo barulhos como os de máquinas.

Caso você esteja fazendo algo que exija muito esforço cerebral, a dica é ouvir algo que não tenha letras, ou que as letras estejam em um idioma que você não consegue entender.

Estudos modernos dizem que o mais interessante da música é o quanto ela pode melhorar seu humor e, consequentemente, sua produtividade. Pesquisadores argumentam, basicamente, que ouvir algo que você goste no momento em que deseja, ajudará você a trabalhar melhor.

Outras pesquisas indicam que ouvir músicas “neutras”, que não tenham grandes picos de emoção e informação, são as que mais ajudam a se concentrar. Para isso, você pode ouvir canções minimalistas, com compositores como Phillip Glass e Steve Reich. Ou mesmo eletrônica, conhecida pela repetição. Compositores mais contemplativos, como Boards of Canada e Briano Eno, podem ajudar muito.

Há quem defenda também outros gêneros tradicionalmente instrumentais, como jazz e trilhas sonoras de filmes. Outra possibilidade é apostar em trilha de videogame, que são feitas exatamente para você interagir com diversas coisas, se envolver e não se distrair com a música.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence