Música realmente ajuda a relaxar? Sim, conheça 4 playlists
relaxar
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Música realmente ajuda a relaxar?

Kaluan Bernardo em 16 de setembro de 2016

Recentemente, o DJ Moby lançou gratuitamente um disco para meditar, se concentrar, dormir ou praticar Yoga.  São quatro horas de música ambiente que te induzem a um estado de completa tranquilidade.

Em seu site, Moby diz que criou o disco para ele mesmo, mas acabou compartilhando. “Nos últimos anos eu tenho feito músicas muito, muito, muito quietas para ouvir quando faço yoga ou durmo, ou medito ou estou em pânico. Acabei com quatro horas de música e decidi doá-las”, comenta. “É realmente quieta: sem baterias ou vocais, apenas lentas, calmas e belas cordas e sons para dormir, fazer yoga etc”, comenta.

Mas, afinal, músicas são melhores que o silêncio para meditar? E que tipo de música pode ajudar?

Alguns dos benefícios da música

Pode aliviar a dor. Música pode reduzir a intensidade da dor, especialmente em cuidados geriátricos, intensivos ou medicina paliativa. Também ajuda a tratar pacientes com sintomas de depressão e ajuda a reduzir ansiedade. É o que indica um estudo alemão publicado em 2009.

Música relaxante, como a de Moby ou de compositores eruditos, também tem se mostrado eficiente para tratar insônia. Estudo publicado em 2008 acompanhou 94 estudantes entre 19 e 28 anos que tinham problemas para dormir. Eles os dividiram em três grupos: um que ouvia um audiolivro antes de dormir, outro que ouvia música calma e outro que não fazia nada. O segundo grupo teve resultados bem melhores para dormir e aliviar sintomas depressivos.

Mais uma pesquisa, de 2011, mostra que a música pode regular a pressão sanguínea enquanto faz os pacientes se sentirem mais alegres. Os pesquisadores também associaram a música à ativação de bioquímicos relacionados à redução de estresse.

E, sim, a música certa pode levar ao estado meditativo. Em 2008 pesquisadores analisaram mais de 20 estudos anteriores e concluíram que, de fato, entretenimento com estilos sonoros rítmicos pode mudar as frequências cerebrais, levando a um estado meditativo e melhorando funções cognitivas e aliviando dor, estresse e outros males.

E não é apenas música calma que ajuda no dia a dia. Pesquisa de 2010 analisou qual era o efeito cognitivo de músicas aceleradas sendo usadas como plano de fundo. Acompanharam 56 estudantes universitários, homens e mulheres. Ao usarem músicas aceleradas de Mozart, os cientistas concluíram que as pessoas melhoraram sua percepção espacial e o processamento linguístico.

Leia também:
Mindfulness e a importância da atenção plena
Meditação guiada por aplicativos alivia estresse

E o que ouvir para relaxar?

Que tal ouvir apenas o som da natureza, com o canto dos pássaros, o barulho da chuva ou da água correndo? A música emitida pela Terra, com seus quatro elementos, com certeza é uma das melhores opções para relaxar. Desfrute um pouco na playlist logo abaixo:

Agora se o seu negócio é música eletrônica mais contemplativa, você pode curtir essa playlist logo abaixo, com bandas e DJs bastante conhecidos, como Burial e Tycho. Além de relaxar você poderá ficar um pouco mais criativo.

E se o seu negócio é música clássica, não há nada melhor do que um bom piano, violinos e outras cordas. Nesse caso, recomendamos essa playlist que vai de Chopin a Vivaldi, passando por algumas das mais conhecidas orquestras do mundo.

E se você quer algo para praticar yoga ou alguma meditação tibetana, ouça essa playlist com os melhores sons do Tibete, perfeitos para relaxar:

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 172 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence