Como parar de beber para desintoxicar mente e corpo
parar de beber
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Como parar de beber para desintoxicar a mente e o corpo

Kaluan Bernardo em 18 de janeiro de 2017

Janeiro é um mês no qual muitas pessoas assumem resoluções para melhorar sua qualidade de vida durante o ano. Entre dietas e compromissos com a academia, uma prática comum é fazer o “janeiro seco“, no qual as pessoas tentam passar o mês sem beber. Ainda que possa parecer difícil, a mudança pode trazer uma série de melhorias para o corpo e para a mente.

Experimento recente, publicado na revista New Scientist, mostra que ao ficar 35 dias sem álcool, abstêmios chegaram a reduzir em 20% a gordura no fígado, por exemplo. Já os níveis de glicose no sangue caíram, em média, 16%.

“Parar com o álcool por um mês têm efeitos profundos no seu bem-estar geral”, diz Kristin Dahl, nutricionista da Dahl House Nutrition, um centro de nutrição holística nos EUA, ao site Well and Good. “Seu humor se estabiliza, você tem mais energia e seus pensamentos se tornam mais otimistas. Isso pode oferecer mais clareza e motivação para seu trabalho e seus objetivos de longo prazo”, comenta. A nutricionista deu algumas dicas importantes ao site.

Como parar de beber por um mês

Alimente seu corpo com coisas boas

Mudar hábitos é sempre difícil e exige bastante força de vontade, mas você pode deixar as coisas mais fáceis prestando atenção em sua alimentação. Por isso, Kristin recomenda beber muita água e comer proteína e vegetais para equilibrar o açúcar no sangue.

Além disso, cuide bem de seu sistema digestivo. O álcool costuma desequilibrar a flora intestinal. Quando ficamos sem ele, é normal sentir variações até encontrar um novo equilíbrio.

Os que bebem mais podem se sentir esquisitos nos primeiros dias, mas isso é um sinal do seu corpo desintoxicando. Nesse caso, preste atenção à sua imunidade e fortaleça-a tomando chás de ervas, gengibre e cúrcuma. Também vale praticar atividades físicas para ajudar o corpo a liberar mais rapidamente as toxinas.

LEIA MAIS
Pensando em fazer um detox digital? Saiba como e por que
LEIA MAIS
O que um detox digital pode fazer pelo seu relacionamento

Revise seu calendário social

Essa parte pode ser difícil para muitos, mas é uma das mais importantes. Se você tem o costume de sair com os amigos para beber, faça-os entender que agora você até pode sair com eles, mas irá ficar só no suco. Ou então que precisará ir para outro lugar, caso a tentação seja muito forte.

Para completar sua agenda, a melhor opção é ocupá-la com atividades que te faça se sentir bem, como exercícios físicos, que estimulam a produção de hormônios como serotonina.

Cuide mais de sua saúde mental

Se você precisa beber para aliviar o estresse, então seus problemas devem ir além do álcool. Saiba que o estresse e a ansiedade podem fazer mais mal do que qualquer coisa que você consumir. Portanto, preste atenção a esses sintomas.

Foto: Istock/Getty Images

Foto: Istock/Getty Images

Tente desconectar-se, observar mais a natureza e desenvolver rituais diários que ajudem na sua saúde mental. Meditação é algo que pode funcionar, não só por conectar seu corpo e mente, como também por acalmar o sistema nervoso e ajudar a reduzir a ansiedade de forma muito mais eficaz do que o álcool.

Durma bem

Muita gente costuma tomar um copo de vinho ou uísque antes de dormir. No entanto, há pesquisas que indicam que hábito pode atrapalhar a qualidade do sono. A melhor forma de regular seu dia ainda é tentando manter uma rotina, dormindo e acordando no mesmo horário.

À noite, evite refeições pesadas e cafeína. Afaste-se dos produtos eletrônicos. Se quiser, tome chá de camomila e deixe seu quarto nas melhores condições para adormecer.

Se precisar, procure ajuda

Se você não conseguir lidar com a abstinência por um mês, é possível que seu problema precise de ajudar. Então procure alguém de confiança. Pode ser um terapeuta, um grupo de apoio, um mentor ou um guia espiritual.

Volte a beber conscientemente

Não adianta parar por um mês para depois voltar com tudo. Sua tolerância ao álcool irá diminuir e seu corpo estará desintoxicado. Se quiser voltar, vá aos poucos, com o máximo de cuidado e consciência que puder. Assim, você restabelecerá uma convivência mais harmônica com o álcool.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence