Por que ouvir um audiobook não é pior do que ler um livro
audiobook
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Por que ouvir um audiobook não é pior do que ler um livro

Kaluan Bernardo em 2 de setembro de 2016

Ouvir um livro narrado, mais conhecido como audiobook, é a mesma coisa que ler um livro? Será que pular o esforço de ler palavras e absorver o conteúdo apenas por áudio tem um efeito muito diferente para nossos cérebros? Aprendemos menos dessa forma?

Para Daniel Willingham, cientista da cognição e professor de psicologia na Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, a resposta é: do ponto de vista cognitivo, ler um livro e ouvi-lo não é muito diferente.

pai com filha ouvindo audiobook e criança com celular na mão

Para crianças, o processo de decoficação é mais complexo. Foto: Istock/Getty Images

Em um texto em seu blog, ele explica que, quando lemos, há dois grandes processos acontecendo: decodificação e processamento de linguagem. No primeiro caso, estamos identificando as palavras que estão impressas no texto. No segundo, o processo cognitivo é o mesmo que acontece quando ouvimos alguém falar. “Leitura, como um processo evolucionário tardio, precisa se apoiar em processos mentais que já existiam, e linguagens faladas fazem boa parte do trabalho”, escreve Willingham.

Ou seja: quando você é adulto e ler é algo natural, o processo de decodificação acontece quase que automaticamente. O que entra em jogo é o processamento de linguagem. E, nesse caso, é quase igual em ambos os processos.

Pesquisadores já estudam essa questão há tempos. “O que você verá é que há grandes correlações entre compreensão de leitura e compreensão de audição”, Willingham comenta ao site da revista New York Magazine. Estudo publicado em 1985 já sugeria que ouvir um livro é parecido com ler um. Outra pesquisa, de 1977, mostra que estudantes universitários que ouviram uma história curta conseguiram resumi-la com a mesma eficiência de quem tinha lido.

Leia também:
5 dicas para ler um livro por semana
Livros para crianças ensinam sobre diversidade e sustentabilidade

Mas há diferenças entre ouvir um audiobook e ler um livro?

A palavra escrita nem sempre tem o mesmo efeito da palavra falada. Por mais que venham vozes em nossa cabeça quando lemos um diálogo em um livro, o efeito não é o mesmo quando ouvimos ele em um audiobook ou em um filme, por exemplo.

Nesse sentido, o audiobook se sai melhor, porque o narrador consegue passar a entonação, o ritmo e o sentido originalmente pensado pelo escritor. “Ouvir um audiobook, pode ter mais informações que farão a compreensão mais fácil”, escreve Willingham.

mulher ouvindo audiobook no ônibus

Foto: Istock/Getty Images

Por outro lado, nossa mente irá divagar tanto quando lemos um livro ou ouvimos um audiobook. No livro você irá voltar para reler o que acabou de perder. “Estima-se que de 10 a 20% que o movimento que nossos olhos fazem são regressões”, comenta Willingham à New York Magazine. Enquanto isso, no audiobook, dificilmente você voltará 15 segundos no áudio para ouvir o trecho que perdeu.

Outra diferença é que quando lemos para estudar, por exemplo, podemos fazer uma leitura dinâmica, pulando apenas para os trechos que nos interessam e buscando informações específicas.

Como na maioria das vezes as pessoas não consomem livros com frases tão ambíguas a ponto de precisarem de um áudio para entenderem suas nuances, e também não leem um livro porque precisam de uma informação muito específica para uma prova, a diferença acaba não existindo. “Para a maioria dos livros, ouvir e ler é mais ou menos a mesma coisa”, comenta.

“Ouvir um audiobook seria considerado trapaça se o ato de decodificar fosse o ponto”, comenta o especialista. Como decodificar palavras não é um desafio para adultos letrados, não há trapaça. Se seu objetivo é apreciar a linguagem e saber a história, livros e audiobooks são parecidos. Ele conclui:

Comparar audiobook a trapaça é como eu encontrar um amigo na Disneyland e dizer: ‘Você pegou um ônibus até aqui? Eu dirigi, seu trapaceiro’. O que importa é chegar ao destino e aproveitá-lo. Não importa como você viajou.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence