Truques da mente: como treinar o cérebro para melhorar o foco
truques da mente
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Corpo e Mente

Truques da mente: como treinar o cérebro para melhorar a produtividade

Pedro Katchborian em 7 de setembro de 2016

Doze horas: em metade de um dia, é possível fazer treinamentos para o cérebro que são capazes de alterar funções cerebrais, melhorar a circulação do sangue e a comunicação entre regiões-chaves do cérebro. Essa rápida eficácia dos truques da mente foi descoberta recentemente em um estudo de 2013.

A Fast Company comenta algumas dessas dicas e ensina como focar para aumentar a produtividade. Sandra Bond Chapman, fundadora do Center for Brain Health na Universidade de Texas-Dallas, criou um método para os truques da mente: Strategic Memory Advanced Reasoning Training (SMART), um programa que tem como objetivo melhorar o foco, memória e funções cognitivas, começando apenas com nove horas de treino.

O SMART foca no processamento do cérebro de cima para baixo. Para exemplificar, a Fast Company sugere pensar da seguinte maneira: imagine quando você está ouvindo alguém contar uma história. O processamento de baixo para cima é quando você presta atenção em detalhes específicos para entender o que está sendo dito. Mas, segundo Sandra, apesar desse processamento ser importante, a pessoa pode ficar presa nessa forma de pensar, tornando-se difícil ser visionário.

Por isso, o SMART foca no de cima para baixo, para melhorar a habilidade do cérebro de pensar de maneira mais ampla. Para isso, são três os focos do programa: atenção estratégica (como parar de ser multitarefa e focar em uma atividade), flexibilidade mental (poder considerar várias perspectivas diferentes) e integração (trabalhar o cognitivo para conseguir focar em detalhes e depois se expandir para entender o todo).

Os truques da mente: dicas para aumentar o foco

1) Pare de ser multitarefa

O cotidiano quase exige que façamos várias tarefas ao mesmo tempo, mas isso é ruim para o nosso cérebro. “Quando mudamos nossa atenção de uma coisa para outra, nós inibimos nossa habilidade em aprender a fazer as coisas“, diz Sandra. Então nada de responder um e-mail enquanto há um grande projeto que precisa ser feito.

2) Resuma as coisas

Para Sandra, é necessário encarar tudo como se fosse um repórter: olhar as informações e histórias de uma maneira mais ampla, para depois analisar aplicações específicas e o significado de cada uma. Essa constante mudança de visões de panorama geral e detalhes ajudam a ter mais entendimento.

Leia mais:
Mindfulness e a importância da atenção plena
Meditação guiada por aplicativos alivia estresse

3) Explore novas visões

Forçar o pensamento com uma visão diferente da sua pode ser uma ótima maneira para treinar o cérebro. Esse truque da mente consiste em imaginar como algumas pessoas pensam de certa maneira. Por exemplo, Sandra explica que em seu treinamento com o exército americano, ela pedia para que eles pensassem o motivo de Osama Bin Laden ser considerado um líder carismático para algumas pessoas.

4) Tire descansos para o cérebro

Descansar por cinco minutos sem tecnologia ou trabalho pode dar um momento de relaxamento para o cérebro. Sandra explica, por exemplo, o motivo de algumas ideias surgirem no banho ou no banheiro:

É por que as pessoas realmente pararam de tentar. O intervalo para o cérebro é uma das maneiras de manter nossa energia mental carregada.

5) Leia menos para absorver mais

Sandra indica que devemos parar de tentar saber sobre tudo e ser mais seletivos na informação que estamos adquirindo. “A ideia é ler poucos artigos, que a pessoa possa verdadeiramente focar e absorver mais”, diz.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence