Os benefícios do ensino de yoga para crianças e adolescentes
practice yoga
Foto: iStock/GettyImages
Unplug > Corpo e Mente

Yoga para crianças ajuda no desenvolvimento da atenção plena

Kaluan Bernardo em 19 de fevereiro de 2017

O yoga não é só para adultos. Na verdade, cada vez mais crianças se beneficiam da prática, que pode ajudar na respiração, a melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, a concentração e a redução do estresse – fatores tão importantes para crianças e adolescentes quanto para adultos.

A prática de yoga nas escolas, no entanto, tem uma série de particularidades e cuidados que devem ser levados em conta para respeitar o desenvolvimento motor das crianças e garantir que elas alcancem foco e concentração.

“Como o yoga para criança é voltado para o desenvolvimento das fases motoras, vamos estimular a parte da concentração de sentidos. Há um trabalho de desenvolvimento motor nas posturas, nos exercícios respiratórios e de concentração sensorial que irão ajudar a criança a ordenar sua estrutura”, explica Maurício Salem, coordenador da Yoda Educação, centro de treinamento do yoga para escolas.

Ele explica que o yoga educativo começa com o foco na percepção dos sentidos no primeiro ano do Fundamental I e só por volta do sexto ou sétimo ano do Fundamental II vai ganhando contornos de uma prática adulta, com mais atenção à meditação.

A ideia, segundo ele, é que a criança consiga desenvolver autonomia com os exercícios. Já que elas costumam ter aulas aproximadamente duas vezes por semana, caso conquistem essa autonomia podem brincar de praticar em casa. E na educação infantil tudo é mais lúdico e com foco no mindfulness, no desenvolvimento do princípio da atenção plena. “Há exercícios de respiração assoprando bolinhas de isopor, velas ou cata-ventos” detalha.

“Dentro da escola tenho que ter uma coerência e ao mesmo tempo evitar determinadas coisas que podem estar ligadas a filosofias do budismo ou hinduísmo. Dentro dessa linha procuro fazer uma construção na qual o aluno veja o yoga como uma ferramenta para usar no dia a dia”, conta.

LEIA MAIS
Praticar yoga pode trazer equilíbrio para quem está acima do peso
LEIA MAIS
Religião e foco na respiração: 5 mitos sobre mindfulness

O educador afirma que, diferente de outros professores de yoga para crianças, ele prefere focar em exercícios que respeitem o desenvolvimento motor da criança. “Não é porque a criança tem maior articulação que ela deve fazer uma postura mais difícil”, defende.

Os benefícios da prática do yoga entre crianças e adolescentes

Maurício explica que, a cada 20 ou 30 minutos sentado, o corpo sente necessidade de relaxar e reorganizar o tônus muscular. Se a criança não o faz, a respiração e, consequentemente, a concentração são comprometidos – prejudicando o exercício de atenção na aula.

“Nossos adolescentes têm a rotina muito bagunçada e quanto mais dificuldade física para organizar o tônus, menos eles o fazem”, comenta. Por isso o yoga pode funcionar como ferramenta para o cérebro escanear o corpo e, em sequência, relaxar o tônus.

O relaxamento do tônus também é especialmente importante na hora de dormir. Sem o relaxamento, o sono pode ser comprometido afetando a capacidade de armazenar memórias de longo prazo. Por isso, segundo Maurício, os alunos que desenvolvem exercícios como a prática de yoga desde cedo conseguem levar os resultados pela vida toda. Ele critica:

No Oriente há o conceito de dar primeiro a disciplina para depois dar o conteúdo. Aqui fazemos o contrário: primeiro o conteúdo e depois o indivíduo que se vire com a disciplina. Isso afeta a qualidade da atenção.

Por isso o mindfulness é especialmente importante para “organizar o conteúdo dentro de diferentes planos mentais e transformar a memória de curto prazo em longo prazo”, comenta. Maurício trabalha no Rio de Janeiro com um método que ele mesmo desenvolveu.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
ESCOLHA DO EDITOR
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 205 [1] => 76 [2] => 12 [3] => 237 [4] => 97 [5] => 249 [6] => 222 [7] => 62 [8] => 157 [9] => 276 [10] => 259 [11] => 86 [12] => 267 [13] => 94 [14] => 68 [15] => 16 [16] => 167 [17] => 115 [18] => 186 [19] => 17 [20] => 102 [21] => 173 [22] => 238 [23] => 175 [24] => 92 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence