Praticar yoga pode trazer equilíbrio para quem está acima do peso
yoga
Foto: Reprodução/Instagram @biggalyoga
Unplug > Corpo e Mente

Praticar yoga pode trazer equilíbrio para quem está acima do peso

Camila Luz em 25 de maio de 2016

Qualquer pessoa pode praticar yoga, independente de idade, peso ou qualquer característica física. Segundo a professora Anna Ivanov, a ideia de que é preciso ter um corpo magro e definido não passa de estereótipo. A prática pode ser exercida por obesos e pode fazer muito bem para a saúde emocional e física dessas pessoas.

“Quem está acima do peso pode praticar yoga. Não há nenhum tipo de contraindicação. Elas podem fazer todas as posturas, inclusive as mais desafiadoras. E isso pode ajudá-las”, explica Anna, que é presidente da Associação Internacional dos Professores de Yoga do Brasil (IYTA). A organização tem sede na Austrália e existe em terras brasileiras há 40 anos.

Biggalyoga praticando yoga

Foto: Reprodução/Instagram @biggalyoga

O yoga é uma filosofia de prática milenar que busca equilíbrio para corpo e mente. A modalidade traz benefícios como resistência física, flexibilidade e força. Mas de acordo com Anna, o principal ganho é o reaprender a respirar. “Todos nascem sabendo respirar, mas isso se deturpa durante o crescimento, conforme vamos passando por problemas e tendo emoções”, explica Anna. Segundo ela, o yoga é a única modalidade que corrige a respiração.

Pessoas que estão acima do peso podem enfrentar problemas respiratórios, causados pelo próprio excesso de gordura. Além disso, nos dias atuais, sedentarismo e altos níveis de estresse são comuns. Praticar yoga é uma forma de lidar com isso. Qualidade de vida pode ser mais importante para as pessoas que estão acima do peso do que a perda de massa gorda em si, outro benefício da prática.

Yoga traz equilíbrio e é disso que todo mundo precisa

Segundo Anna, é possível perder peso praticando yoga, mas isso depende mais do aluno do que do professor. Ele deve se dedicar para alcançar resultados. Mas a yogi também explica que, antes de começar a praticar, é preciso conversar com um profissional especializado. Ele irá indicar a modalidade mais indicada para o tipo físico da pessoa, como hatha, ashtanga ou yogaterapia hormonal.

“O benefício maior do yoga é toda a qualidade de vida que ele traz. É o reequilíbrio do corpo. É ter domínio de si mesmo, dos seus medos, de suas dificuldades”, revela.

A pessoa que está acima do peso vai entender por que está nessa condição. Se não quiser, não precisa conviver com isso. Pela prática, pode reduzir o peso.

O yogi entende seu próprio corpo e tem mais sabedoria para lidar com sua realidade. Anna acrescenta que não é preciso ter bom condicionamento físico para começar a praticar. “Não existe uma regra. Uma pessoa de 80 anos pode nunca ter praticado antes e começar a fazer as aulas”, revela. “Não é preciso ter um corpo sarado. O yoga é mais amplo do que isso. Não é um esporte de pessoas bonitinhas, com corpos magrinhos”, afirma

Leia mais: Acro Yoga, a prática que reúne posturas tradicionais e acrobacias

Anna orienta pessoas acima do peso a praticarem yoga principalmente pelos benefícios emocionais. “A pessoa obesa pode ter um problema emocional e isso a academia não cura”, opina. Para ela, corpo e mente devem ser trabalhados de forma conjunta.

Yogues  acima do peso são sucesso no Instagram

Valerie Segan, também conhecida como Big Gal Yoga, começou a praticar a modalidade quando estava na faculdade. Acima do peso, duvidava que pudesse fazer as posturas e posições. No entanto, obteve sucesso e decidiu compartilhá-lo com o mundo. Hoje, é dona de uma conta no Instagram (@biggalyoga) que tem 133 mil seguidores.

Um vídeo publicado por @biggalyoga em


Também é dona de uma conta no Tumblr e de um blog. Para ela, qualquer pessoa pode praticar yoga, desde que tenha determinação, motivação e paciência. Por meio da modalidade, aprendeu a amar a si mesma física e mentalmente e a entender seu próprio corpo.

Big Gal Yoga

Foto: Reprodução Tumblr Bia YogaGal

Jessamyn Stanley (@@mynameisjessamyn) é outro exemplo de yogi que pretende fazer pessoas repensarem o significado da palavra “gorda”. Em sua conta no Instagram, que possui 171 mil seguidores, pretende desafiar o estereótipo de que é preciso ser magra e sarada para fazer yoga.

Jessamyn praticando Yoga

Foto: Reprodução/Instagram @mynameisjessamyn

Por meio de sua forte presença nas redes sociais, tem a missão de empoderar mulheres de todos os lugares do mundo, que tenham qualquer tamanho ou formato de corpo. Jessamyn é professora é dá, inclusive, aulas online. Clique aqui e inspire-se com essa yogi.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence