Conheça 10 cachoeiras em São Paulo que são imperdíveis
iStock_000069544925_Large cachoeiras sao paulo
Foto: iStock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

10 cachoeiras para visitar perto de São Paulo

Diana Assennato em 21 de abril de 2016

Sim, há cachoeiras em São Paulo. Apesar de todo o concreto e caos urbano, a cidade tem refúgios verdes e cachoeiras lindas prontas para receber quem quer dar um mergulho revigorante em águas naturais sem sair da capital.

No entanto é preciso ficar atento às especificidades de cada local. Alguns são de fácil acesso e podem ser frequentados por todos sem a necessidade de um guia. Outro exigem a presença de um guia especializado, principalmente quando o visitante não está acostumado a fazer trilhas sozinho. Dica: é indicado o uso de roupas leves e tênis ou calçados adequados para trilhas. Leve água e comida, pois muitas das cachoeiras ficam em áreas onde não há restaurantes ou lojas.

Fizemos uma seleção com 10 cachoeiras em São Paulo. A melhor parte? São excelentes opções de passeios gratuitos.

 

Saiba mais sobre as cachoeiras em São Paulo:

Cachoeira do Engordador

Localizada no Parque Estadual da Cantareira no Núcleo do Engordador, na Zona Norte, fica apenas a 14km do centro da cidade. Para chegar lá é necessário fazer uma trilha de 3 km por dentro do Núcleo. No caminho, é possível avistar outras cachoeiras em São Paulo, só que menores. A cachoeira do Engordador possui uma queda modesta, com apenas cinco metros de altura. Essa opção é boa para quem vai acompanhado de família e crianças.

Cachoeira do Jamil

É formada pela junção dos rios Capivari e Mono. Sua queda tem aproximadamente três metros de altura. Fica no extremo da Zona Sul, próxima do bairro Parelheiros e da represa Billings. O destaque fica para a paisagem: Mata Atlântica bem conservada.

Cachoeira Poço das Virgens

Há outra opção para quem habita a Zona Sul. A Cachoeira Poço das Virgens fica antes da do Jamil e conta com uma queda e um poço para banho com água transparente. Ideal para levar crianças, que podem se divertir à vontade.Cachoeira da Graça

Fica na cidade de Cotia, dentro da Reserva Florestal de Morro Grande. São mais de 600 mil m² de área preservada. A Reserva tem um campo de futebol, sãlao de festas, piscina, churrasqueira e até dormitórios. Para chegar ao topo, é preciso pegar uma trilha íngreme e escorregadia, ideal para a prática do rapel.

Cachoeira da Fumaça

Fica em Paranapiacaba e é uma das mais conhecidas do local. São 60 metros de queda formados por vários patamares de rocha. O volume de água varia de acordo com as chuvas, mas a força impressiona. Além do vale principal, há outras quedas menores que ficam no mesmo trecho.

Cachoeira do Sagui

Localiza-se na região de Marsilac, no extremo sul de São Paulo, dentro da uma propriedade privada, a Fazenda Maravilha. Suas águas são formadas pelo Rio Capivari. A queda é modesta, com cinco metros de altura. Logo abaixo existe um poço tranquilo, ideal para mergulho.

Cachoeira do Marsilac

Outra opção para quem irá explorar a região de Marsilac. A cachoeira é, na verdade, uma corredeira com bastante declive que resulta em um bom poço para banho. Também é banhada pelas águas do Rio Capivari.

Cachoeira do Funil

Formada por duas quedas e um poço, tem cerca de 50 metros de altura. Fica localizada entre os municípios de Embu Guaçu e Itanhaém. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha longa, com duração de três horas. Além disso, o caminho é cheio de bifurcações, então recomendamos o acompanhamento de alguém que tenha domínio do percurso.

Cachoeira da Usina

Essa é uma das mais belas cachoeiras em São Paulo. Fica no extremo sul da capital, perto da Cachoeira do Jamil. Saindo da propriedade do Jamil, faz-se uma trilha de 9 km que, apesar de longa, vale a pena – ela permeada por paisagens como trilhos de trem e prainhas de água doce.

Você já foi em alguma dessas? Conte pra gente como foi.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence