Acampar faz as crianças irem melhor na escola, diz estudo
acampar-(2)
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

Acampar faz as crianças irem melhor na escola, diz estudo

Pedro Katchborian em 14 de julho de 2016

O ato de acampar pelo menos uma vez por ano faz crianças irem melhor na escola, também sendo responsável por deixá-las mais saudáveis e felizes, de acordo com os pais. Pelo menos é o que diz um estudo da Instituto de Educação na Plymouth University.

Realizado no Reino Unido, o estudo perguntou para pais e filhos sobre os benefícios educacionais, psicológicos e sociais de acampar para crianças de todas as idades. Segundo a pesquisa, quatro em cada cinco pais acharam que o acampamento teve um efeito positivo na educação da criança. A opinião de que acampar conecta as crianças com a natureza foi quase unânime: 98% dos pais afirmaram que sim. Em relação a felicidade dos filhos, o resultado também foi avassalador: 95% dos pais disseram que as crianças eram felizes quando acampando, enquanto 93% disseram que a experiência pode ajudar os filhos no futuro.

crianças arrumando barraca para acampar

Acampar ajuda em diversas disciplinas na escola. Foto: Istock/Getty Images

O afastamento temporário da tecnologia (tablets, smartphones e etc) foi apontado por 15% dos pais como algo bom, enquanto 20% indicaram que acampar deu liberdade, independência e confiança para as crianças. Um dos dados mais significativos é que 68% dos pais acharam que acampar ajuda os pequenos nas salas de aula, por que os filhos podem compartilhar suas aventuras e experiências.

Sue Waite, que liderou a pesquisa, afirmou que algumas disciplinas específicas são ajudadas pelo camping. “Os pais pesquisados acharam que acampar ajuda em matérias como Geografia, História e Ciências. Isso faz sentido por que as atividades mais comuns de acampamentos eram naturais, como caminhadas, em que as crianças podem entender sobre ecossistemas e outros animais, respeitando a natureza e o ambiente”, afirma.

Leia mais:
7 espaços abandonados que viraram parques
Dicas de lugares para acampar na Grande São Paulo
pés de crianças atrás de fogueira

Foto: Istock/Getty Images

Já as crianças que participaram da pesquisa foram perguntadas sobre o que eles amam sobre acampar e as respostas mais comuns foram: fazer novos amigos, divertir-se, brincar fora de casa e aprender várias habilidades de acampamento. Os pequenos também reconheceram o valor de acampar em disciplinas e na resolução de problemas.

Essa ligação entre acampamento e educação é o mote da campanha Get Kids Camping, lançada pelo The Camping and Caravanning Club, em Londres. Julia Bradbury, presidente do clube, falou mais sobre o projeto. “Levar as crianças para acampar é uma experiência ótima para a família inteira”, comenta ao site da Plymouth.

É uma maneira brilhante de levar nossas crianças para fora, longe de TV e computadores, desenvolvendo o cérebro e ensinando-as a interagir entre si.

Acampar: mais uma tentativa de levar crianças para fora

Segundo um estudo apresentado pelo The Guardian , três em cada quatro crianças britânicas passa mais tempo dentro de casa do que fora — e muito disso tem a ver com a oferta de tablets e smartphones.

Assim como o ato de acampar, a realidade aumentada também tem levado os pequenos para fora de casa. São várias as empresas de tecnologia que criaram jogos em que é necessário sair de casa para brincar: o Hybrid Play e o PlayBiba são alguns dos exemplos. Recentemente, o lançamento de Pokemon Go virou febre e também tem ajudado crianças a frequentar áreas verdes.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence