São Paulo: veja a programação dos blocos de carnaval 2017
blocos de carnaval_tarado ni voce
Bloco Tarado Ni Você Foto: Reprodução/Facebook
Unplug > Escapadas Urbanas

São Paulo: veja a programação dos blocos de carnaval 2017

Camila Luz em 16 de janeiro de 2017

São Paulo não é Salvador, Rio de Janeiro ou Muzambinho, mas a maior festa de rua do ano já não deixa a desejar na capital paulista. Entre 17 de fevereiro e 5 de março, pelo menos 495 blocos de carnaval devem desfilar pela cidade, que costumava ficar vazia no feriado até poucos anos atrás.

Segundo o site oficial da prefeitura, duas milhões de pessoas brincaram no carnaval paulistano em 2016, seguindo os 306 blocos que se espalharam pelas ruas. Este ano, a festa promete ser ainda maior. E apesar do início oficial ser apenas em fevereiro, já é possível curtir a festa de rua em janeiro. Uma planilha colaborativa está circulando pelas redes sociais e mostra blocos de carnaval que fazem ensaios e rodas de samba a partir do dia 17.

LEIA MAIS
Festivais de Norte a Sul para conhecer bandas brasileiras
LEIA MAIS
Oásis possíveis: 5 lugares para conhecer novas bandas em São Paulo

De acordo com a planilha, o bloco “Agora Vai”, que desfila há 12 anos pelo Minhocão, abre as festas com ensaio na Santa Cecília na terça-feira (17). Além de indicar dia e nome do bloco de carnaval, o documento mostra horário, endereço e evento no Facebook, caso houver. Ainda em janeiro, é possível participar de blocos como Pitbull Banguela, na Lapa; Acadêmicos do Baixo Augusta, na Bela Vista e Confraria do Pasmado, na Vila Madalena.

Blocos de carnaval paulistanos em 2017

Bairros como Vila Madalena, Lapa e Centro são famosos por serem palco de muitos blocos de carnaval – mas não são os únicos. Todas as regiões da capital são invadidas pela folia. No Itaim Bibi, por exemplo, há o famoso Bloco do Síndico, saindo da praça Edgard Hermelino Leite no domingo, dia 5 de março.

No final de semana seguinte, a Praça Cívica do Memorial da América Latina, na Barra Funda, recebe o Carnaval na Praça, com os blocos Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Baiana System e Exagerado. Em Moema, rola o bloco Grande Família, enquanto a Vila Prudente vai para as ruas com o Bloco do Opa!.

O feriado de Carnaval rola no dia 28 de fevereiro. Se você não se programou para viajar e vai ficar por aqui mesmo, vale a pena acompanhar as atualizações da planilha para descobrir quais bloquinhos estarão pelas ruas. A prefeitura de São Paulo também deverá disponibilizar a programação oficial.

Outra opção é ficar de olho no site Meio-Fio, nova plataforma que tem o objetivo de divulgar eventos de rua em São Paulo e mudar a relação dos moradores com a cidade. Já é possível acompanhar a programação dos ensaios e blocos de carnaval. Por enquanto, “Bloquinho e Buchecha” está programado para o dia 27, enquanto o bloco “Sai, Hétero” rola na terça-feira de carnaval (28).

Por que passar o carnaval em São Paulo

Se você não curte samba, marchinhas ou até mesmo carnaval, não se preocupe: a festa de rua paulista tem blocos para todos os gostos. O “Ritaleena”, por exemplo, adapta músicas da Rita Lee, enquanto o “Sargento Pimenta” faz releituras de canções dos Beatles.

blocos de carnaval

Foto: Istock/Getty Images

Também pode ser a hora de finalmente se jogar em uma roda de samba e deixar preconceitos de lado. Se você nunca passou o carnaval em uma cidade típica, como Olinda ou Salvador, pode ser uma oportunidade de conhecer mais um pouquinho da cultura do seu país sem precisar viajar — ainda que a festa paulistana seja bem diferente da folia nordestina.

Passar o carnaval em São Paulo também pode ser uma boa oportunidade para conhecer pessoas e, quem sabe, até fazer networking! Há blocos específicos para profissionais de certas áreas, como o “Me fode que eu sou produção”, voltado para quem trabalha com comunicação, TV e cinema.

Por fim, a principal vantagem em passar o carnaval na capital é fugir das filas em estradas ou das lotações em aeroportos. O litoral paulista, por exemplo, fica impraticável nessa época, quando ainda é verão e o calor está intenso.

Além disso, viajar para o Rio de Janeiro ou para o Nordeste pode sair bem caro, já que cidades turísticas tendem a estabelecer preços salgados durante o principal feriado do ano. Em São Paulo, você economiza e não precisa se deslocar para cair na festa.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 237 [2] => 205 [3] => 97 [4] => 222 [5] => 62 [6] => 157 [7] => 276 [8] => 12 [9] => 249 [10] => 86 [11] => 94 [12] => 267 [13] => 68 [14] => 16 [15] => 115 [16] => 186 [17] => 17 [18] => 102 [19] => 173 [20] => 175 [21] => 238 [22] => 92 [23] => 236 [24] => 79 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence