20 dicas e cuidados para quem for acampar de graça
acampar
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

20 dicas para quem for acampar de graça

Kaluan Bernardo em 28 de agosto de 2016

Nem todo mundo que gosta de acampar curte ficar em camping. Muitas pessoas preferem instalar a barraca em um lugar no meio da natureza, sozinho mesmo. Por um lado é bom porque você fica mais livre, em um ambiente silencioso e, principalmente, não gasta nada. Por outro, fica em um lugar menos seguro, sem conhecer novas pessoas e mais exposto.

Se você escolher acampar de graça, é necessário tomar uma série de cuidados. Alvaro Neil, que está viajando o mundo em cima de uma bicicleta desde 2004 e já pedalou mais de 150 mil quilômetros, deu algumas dicas em seu blog, o Biciclown. Trazemos algumas delas aqui. Confira:

Como acampar de graça

1) Evite chamar atenção. Utilize uma barraca discreta, de preferência, escolha uma que se confunda com a paisagem. Não faça fogo. Lembre-se que podem não ver a fogueira, mas a fumaça.

2) Analise com cuidado o território onde pretende acampar. Veja se não há barro seco, uma verdadeira armadilha em caso de chuvas. Veja por onde poderá sair em caso de chuva e lama. Investigue tudo sem a bicicleta, já que conseguirá analisar com mais cuidado e sem chamar a atenção.

3) Rios, lagos e cachoeiras são bons para tomar banho. Mas a noite eles atraem animais e deixam o local muito úmido. É melhor dormir longe para evitar surpresas.

4) Não instale a barraca assim que chegar. Sente-se e observe por um bom tempo. Talvez descubra que a opção não era tão boa ou alguém apareça e te ofereça hospedagem. Sim, isso acontece.

Leia também:
Acampar faz as crianças irem melhores na escola
4 lugares para acampar na Grande São Paulo

5) Se um animal como cachorro aparecer e encrencar com você, siga em frente. Eles podem ser insistentes.

6) Deixe tudo pronto para sair assim que for necessário. Quando escurece é difícil encontrar e arrumar os equipamentos em caso de emergência.

7) Acorde bem cedo para seguir viagem.

8) Quando for armar a barraca, espere entardecer. Acampando muito cedo a chance de ser visto é maior. Mas, a menos que seja extremamente necessário, não acampe no escuro. Você pode dormir em local cheio de espinhos ou outras coisas desagradáveis,

9) Deixe o local como encontrou ou até melhor. Lembre-se que outras pessoas se beneficiarão dele.

10) Se tiver que fazer cocô, faça longe do acampamento e cave um buraco no solo antes. Lembre-se de cobrir o buraco bem com terra ou pedras.

12) Procure lugares altos, acima de estradas ou povoados, para evitar que te encontrem. Se der, fiquei do lado onde o sol vai se por, já que dificilmente alguém olhará diretamente para lá encarando o sol.

13) Por outro lado, veja se o local recebe o sol de manhã. É melhor ser acordado por ele.

14) Se não encontrar um bom lugar, procure um vizinho e pergunte se pode acampar em seu quintal. Muitas vezes ele até o convidará para dormir em sua casa.

15) Não acampe em lugares onde a caça é liberada. Caçadores não perguntam antes de atirar.

16) Se for acampar perto de uma estrada barulhenta, procure outra fonte de ruído que neutralize o motor dos carros. Pode ser uma cachoeira ou rio.

17) Deixe seu lixo pendurado no alto de uma árvore e longe do acampamento para evitar animais noturnos.

18) Não deixe sua bicicleta muito perto da barraca. Se bater muito vento ela pode acabar rasgando sua tenda. E lembre-se de deixa-la presa, mesmo que ninguém te veja acampando.

19) Se ver um carro ou alguém se aproximando, desligue suas luzes para não chamar atenção.

20) Aproveite a jornada!

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence