Especial Dia do Turismo: dicas para viajar barato e de novas formas
dia do turismo
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

Especial Dia do Turismo: nossas dicas para viajar barato e de novas formas

Camila Luz em 27 de setembro de 2016

Em 27 de setembro, o Dia do Turismo é comemorado no mundo todo — e há reais motivos para celebrar. Viajar nos tira da nossa zona de conforto, nos deixa mais criativos, motivados e nos coloca em contato com novas línguas e culturas.

Felizmente, em 2016 há várias formas de fazer isso sem gastar uma fortuna. Sites como Airbnb e Couchsurfing permitem se hospedar barato ou até de graça. Aplicativos de viagem como Google Trips e TripAdvisor ajudam a planejar o passeio e ainda dão dicas de opções baratas de transporte, hospedagem e entretenimento.

Quem quiser gastar menos ainda pode escolher viajar o mundo de bike, por exemplo. Aqui no Free the Essence nós falamos sobre iniciativas que ajudam a viajar barato e com segurança e contamos histórias de quem propõe ganhar o mundo de formas inovadoras.

Por que viajar faz bem para o cérebro

Pesquisadores estão descobrindo que viajar tem efeitos concretos no cérebro e pode nos deixar mais criativos. Estudo recente publicado na Academy of Management Journal mostra que pessoas que viajam bastante são mais imaginativas e inspiradas do que as que ficam em seu país. Isso acontece por que, no geral, a criatividade está relacionada à forma como nossas sinapses se conectam. Conexões neurais são influenciadas pelo ambiente e por hábitos. Novos sons, cheiros, gostos, sensações e paisagens formam novas e diferentes sinapses, que nos levam a pensar de novas formas.

Mulheres e uma aventura a sós: Conheça o curso para quem quer viajar sozinha

Após passar mais de um ano viajando sozinha, Stela Anderson teve uma ideia: criar um curso para mulheres que desejam fazer suas aventuras a sós. Dividido em cinco módulos, passa pela busca do propósito da aventura, preparativos da viagem e como encarar a hora de voltar. Quem participa do curso assiste à cinco aulas por semana e pode participar de seis Hangouts para tirar dúvidas e conversar sobre a viagem. Além de apoiar mulheres, Stela pretende quebrar preconceitos relativos a mulheres que viajam sozinhas.

Aprenda a viajar barato seguindo quatro passos

O escritor irlandês Benny Lewis acredita que viajar barato é um sonho possível. O primeiro passo para atingir esse objetivo é construir um estilo de vida simples, desconstruindo hábitos como frequentar restaurantes caros e comprar roupas por impulso. Ele diz que ao economizar apenas US$ 10 por mês (aproximadamente R$ 35), é possível pagar um mês inteiro de aluguel em praias da Índia ou Tailândia. O autor também dá dicas para encontrar passagens baratas, moradia com bom preço e trabalhar durante a viagem.

Vivalá, a startup que une viagens e voluntariado

A Vivalá quer que seus clientes conheçam melhor o Brasil. Para o cofundador e sócio da startup Daniel Cabrera, o voluntariado é uma boa forma de fazer isso. Ajudar a comunidade local é a melhor maneira de entender sua realidade e entrar em contato com seus hábitos e costumes. Além de conectar o viajante a projetos sociais, a Vivalá o ajuda com transporte, hospedagem, alimentação e entretenimento. No total, são mais de 300 mil ofertas. A ideia é que a pessoa disposta a viajar encontra tudo o que precisa em um só site.

De bicicleta, casal brasileiro viaja ao redor do mundo

Em 2012, Karla Cerri e André Cherri decidiram viajar o mundo de bicicleta. Passaram pela Europa, América Latina, América do Norte e Ásia com apenas duas bikes e pouca bagagem.

O casal conta que não tinha condicionamento físico de ciclista antes de partir. Três meses antes do início da viagem, compraram duas bikes e começaram a pedalar feito loucos no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O planejamento começou dois anos antes da partida. Nesse meio tempo, comunicaram a família, venderam o carro, alugaram o apartamento e pediram demissão de seus empregos. A escolha por viajar de bike teve dois motivos: economizar dinheiro e viver a viagem mais intensamente.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence