Ferramenta compara passaportes de todos os países
passaporte
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

Ferramenta compara passaportes de todos os países

Kaluan Bernardo em 5 de julho de 2016

Se você tem passaporte alemão ou sueco pode viajar tranquilamente pelo mundo. Com o documento em mãos, você poderá ir a até 158 países diferentes sem precisar de um visto e burocracia. Aqui no Brasil, nosso passaporte vale para 141 países.

As informações são do site Passport Index, uma ferramenta interativa que compara os passaportes do mundo inteiro. Na plataforma, além de ver quais são os mais poderosos, também é possível comparar uma nação com outra e, de quebra, ver a aparência dos documentos — alguns são belíssimos. Veja abaixo:

andorr

Passaporte de Andorra. Foto: Reprodução/Passaport Index

antigua e barbuda

Passaporte Antigua e Barbuda. Foto: Reprodução/PassaportIndex

argentina

Passaporte Argentina. Foto: Reprodução/PassaportIndex

bahrain

Passaporte Barém Foto: Reprodução/PassaportIndex

gabon

Passaporte Gabão. Foto: Reprodução/PassaportIndex

Iemen

Passaporte Iêmen. Foto: Reprodução/PassaportIndex

mocanbique

Passaporte de Moçambique. Foto: Reprodução/PassaportIndex

Turquemenistao

Passaporte do Turquemenistão. Foto: Reprodução/PassaportIndex

zambia

Passaporte de Zambia. Foto: Reprodução/PassaportIndex

Apesar de o passaporte brasileiro permitir visitar apenas 17 países a menos do que Suécia e Alemanha, estamos em 40º no ranking. Estamos na mesma categoria que Argentina, um pouco piores que a Croácia e um pouco melhores quer Israel e Chile.

Os 20 países com os passaportes mais poderosos

  1. Alemanha
  2. Suécia
  3. Finlândia
  4. Suíça
  5. França
  6. Espanha
  7. Reino Unido
  8. Dinamarca
  9. Itália
  10. Holanda
  11. Bélgica
  12. Coreia do Sul
  13. Noruega
  14. Singapura
  15. Luxemburgo
  16. Áustria
  17.  Portugal
  18. Estados Unidos
  19. Grécia
  20. Irlanda

Para elaborar o ranking, os organizadores analisaram os índices de mobilidade dos cidadãos dos 193 Estados-membros das Organizações das Nações Unidas (ONU) e de seis territórios. Ele é atualizado a cada quatro meses.

Passaportes para cidadãos globais

O Passport Index foi criado pela Arton Capital, uma empresa financeira que promove o conceito de cidadania global. “A Arton tem um papel crucial de empoderar governos, consultores, profissionais legais e financeiros, além de investidores para alcançarem suas metas eficientemente, efetivamente e responsavelmente”, descreve a empresa em seu site.

Leia também:
De bicicleta, casal viaja ao redor do mundo
3 aplicativos de viagem para se sentir um nativo

A companhia é responsável pelo Global Citizen Forum, que reúne especialistas para discutir a cidadania global. Também é fundadora do Global Investor Immigration Council, cuja missão é estabelecer as melhores práticas para investidores imigrantes.

O conceito de cidadania global acompanha discussões sobre a globalização e sugere uma atualização do conceito de nacionalidade em tempos em que o indivíduo se identifica mais como um cidadão do mundo do que de um determinado país. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), defende que “cidadãos globais são indivíduos que pensam e agem para um mundo mais justo, pacífico e sustentável”. Ela diz:

Existem diferentes interpretações quanto à noção de cidadania global. Um entendimento comum é de que seja um sentimento de pertencer a uma comunidade mais ampla, além de fronteiras nacionais, que enfatiza nossa humanidade comum e faz uso da interconectividade entre o local e o global, o nacional e o internacional.

O conceito ainda é centro de grandes debates na academia. Alguns teóricos questionam se ele realmente funciona, ou se é só um termo bonito. Afinal, muitos países ainda se fecham em suas fronteiras, com políticas ultranacionalistas, enquanto outros rejeitam projetos de integração internacional, como foi o caso da Inglaterra com a União Europeia, que resultou no Brexit.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 157 [12] => 25 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence