Land Paddle: aprenda a praticar SUP no asfalto usando skate
land paddle
Foto: Reprodução/Facebook Kahuan Creations
Unplug > Escapadas Urbanas

Land Paddle: aprenda a praticar SUP no asfalto usando skate e bastão

Camila Luz em 17 de junho de 2016

Praticar Stand Up Paddle (SUP) fora da água é possível. A modalidade praticada nas ruas é chamada de Land Panddle. Basta usar um bastão para remar no asfalto e um longboard, tipo de skate que tem shape alongado e rodinhas maiores.

O Land Pandlde também é conhecido como Skate Paddle, Skate Land Paddle ou Street Paddle. A técnica teve origem no Havaí, mas foi aperfeiçoada pelo californiano Stephen McBride em 2006. Ele é o fundador da Kahuna Creations, marca de San Diego que fabrica longboards específicos para a prática e tem a patente do Kahuna Big Stick, bastão usado para remar nas ruas.

No site oficial, Stephen fala sobre o que sente quando faz Land Paddle:

Quando você pratica, todos os seus problemas somem. Sua mente e alma, por um instante, se conectam com algo sagrado. Nosso objetivo é proporcionar a todas as pessoas, de todas as idades, esse sentimento… depois que você atinge esse estado, nada pode tirá-lo de você.

Como começar a praticar o Land Paddle

O Land Paddle pode ser praticado por pessoas que nunca andaram de skate na vida – e pode ser até mais simples. Basta escolher um longboard que dê estabilidade e um bastão ajustável, que se adeque ao tamanho da pessoa.

Os bastões ideias para iniciantes têm o Simulador de Surf na ponta, uma bolinha de policarbonato e borracha usada para amortecer o  impacto no solo. Alguns possuem uma pequena roda para facilitar a remada no chão.

O Simulador de Surf traz estabilidade e maior fluidez aos movimentos. Por isso, praticar Land Paddle pode ser mais fácil para iniciantes que não querem se arriscar nas manobras complicadas do skate ou na alta velocidade do longboard.

Skatistas comuns enfrentam o problema de controlar a velocidade do skate quando estão andando nas ruas. Praticantes mais experientes costumam descer ladeiras íngremes, para trazer mais adrenalina ao treino. O bastão usado no Land Paddle é uma forma de manter a velocidade sob controle, para que o passeio possa ser aproveitado com segurança.

Em um vídeo feito pela Kahuna Creations, uma instrutora explica que manter os olhos no horizonte durante a remada é importante, para evitar acidentes por obstáculos na rua.

Vantagens de praticar o Land Paddle

Além de ser uma atividade prazerosa, o Land Paddle é uma forma de praticar exercícios ao ar livre. O treino fortalece todos os músculos do corpo e aprimora o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória.

O Land Paddle também pode ser usado como meio de transporte, para ir até o trabalho, faculdade ou qualquer outro lugar. Para isso, praticantes devem se certificar de que as ruas são seguras e verificar se existem ciclovias. Quem deseja praticar apenas nos momentos de lazer pode procurar por parques agradáveis e cheios de árvores.

Leia mais:
Refúgios Aquáticos: onde praticar Stand Up Paddle em São Paulo
Acro Yoga, a prática que reúne posturas tradicionais e acrobacias
Exercícios de pilates praticados em cima de uma prancha de SUP: conheça o SuPilates

Tipos de Skate

Iniciantes na prática do skate podem não saber que há diferentes tipos, usados para finalidades diversas. O site Hawaii Virtual explica quais são eles:

Skate (Skate Street ou Streetboard):

O skate tradicional é recomendado para manobras sobre obstáculos, manobras como ollies e flips, deslizar em bordas e corrimões e voar alto em rampas. Não é indicado como meio de transporte ou para passear.

O tamanho médio de seu shape têm aproximadamente 80cm de comprimento e 20cm de largura. Suas rodinhas costumam medir 50mm.

Longboard:

São os maiores skates, com shapes mais largos e compridos, e proporcionam uma sensação próxima a do surf. São ótimos meios de transporte, pois têm um deslizamento mais prolongado do que o skate comum. As rodinhas medem acima de 70mm.

Minicruiser:

Como o próprio nome diz, esse é um tipo de skate pequeninho. Visualmente, se parece com o longboard e pode ser usado como meio de transporte ou para passear. As rodas medem acima de 60mm, o que proporciona melhor deslizamento e mais velocidade do que o skate comum.

O shape é menor quando comparado ao do longboard e do skate e, por isso, o minicruiser é bastante ágil e uma boa opção para quem deseja utilizá-lo como meio de transporte em cidades agitadas.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence