Observatório astronômico é passeio diferente e educativo
observatorio astronomico1
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

Quer um passeio diferente e educativo? Visite um observatório astronômico

Camila Luz em 7 de setembro de 2016

Para explorar o céu, a galáxia e suas estrelas, é preciso mais do que erguer a cabeça: é preciso visitar um observatório astronômico. Locais como esse possuem telescópios e outros instrumentos específicos que permitem localizar corpos celestes e observar fenômenos que não podem ser apreciados a olho nu.

Observatórios costumam estar situados em lugares altos e com pouca luminosidade, para que a visibilidade seja a melhor possível. Alguns deles também possuem museus e planetários, ambientes projetados para simular o céu em diferentes situações. Por isso, são boas opções de passeio para quem deseja conhecer melhor a galáxia, ou simplesmente está curioso para ver estrelas e planetas.

Levar crianças para visitar um observatório durante as férias ou no final de semana é uma forma de despertar nelas o interesse pela astronomia, uma das ciências mais antigas da história. No estado de São Paulo, há várias opções abertas ao público, tanto no interior, quanto na capital.

via GIPHY

Leia mais:
Conheça o Museu do Amanhã, novo ponto turístico do Rio de Janeiro
Dicas de lugares para acampar na Grande São Paulo
10 cachoeiras para visitar perto de São Paulo

Visite um observatório astronômico

Observatório Astronômico do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), São José dos Campos

O CTA foi inaugurado no final da década de 60 e tem importância histórica, pois proporcionou a formação da primeira geração de astrônomos do Brasil. Segundo o site oficial, foi o maior instrumento astronômico da América do Sul. O observatório do CTA é aberto a visitação pública todas as terças-feiras a partir das 20h, desde que o céu esteja limpo.

Parque de Ciência e Tecnologia da USP, São Paulo

O Parque CienTec é um espaço que tem como objetivo mostrar ao público como ciência e tecnologia estão presentes no cotidiano de cada um. De acordo com o site oficial, sua missão é “promover o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural científico da Universidade de São Paulo, por meio da articulação entre sociedade, cultura, ciência e tecnologia, garantindo acessibilidade e sustentabilidade ambiental”.

Além do observatório, que fica aberto aos sábados, a partir das 18h, o parque oferece também um planetário, um espaço para estudar geofísica e uma alameda solar.

Observatório Abrahão de Moraes, Valinhos

O Observatório Abrahão de Moraes também pertence à Universidade de São Paulo. Durante a semana, recebe o público para visita aos instrumentos, uma palestra sobre o trabalho astronômico ali desenvolvido e observação do sol.

As observações noturnas do céu acontece durante o evento “Noite com as Estrelas”, às sextas, sábados e aos domingos, quando a lua está em sua fase crescente.

Observatório Astronômico Municipal de Diadema, Diadema

Além das observações regulares, que acontecem às segundas, terças e quintas, o Observatório de Diadema organiza eventos específicos quando ocorrem fenômenos como chuvas de meteoros e eclipses solares e lunares. O observatório também oferece outras atividades para os interessados em astronomia, como palestras, cursos e conferências.

Observatório Astronômico de Piracicaba – Piracicaba

Boa opção para levar as crianças ou para visitas escolares. Durante o passeio, visita-se o pavilhão de telescópios, os relógios de sol e uma exposição de meteoritos. Há, ainda, a observação do sol e palestras sobre temas ligados à astronomia.

Para observar o céu durante a noite, basta visitar o local em sábados não chuvosos, das 19h às 22h.

Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, Campinas

Localizado na zona rural, oferece atividades como observação solar, observação ao telescópio e observação da lua. É preciso acompanhar a programação para entender quando cada uma delas estará disponível. O observatório também oferece eventos específicos, como o projeto de astronomia cultural “Harmonia Cósmica” e o “Estrelas na Cultura Humana”.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence