O que é parkour e onde praticar em São Paulo e no Rio de Janeiro
parkour
Foto: Istock/Getty Images
Unplug > Escapadas Urbanas

O que é parkour e onde praticar em São Paulo e no Rio de Janeiro

Pedro Katchborian em 26 de outubro de 2016

Você já deve ter visto algum vídeo de pessoas praticando parkour. Parkour, que provém da palavra parcours (percurso) em francês, é um esporte em que as pessoas precisam se mover de um ponto para outro com rapidez, utilizando-se apenas da capacidade do corpo humano. Portanto, pulos, giros e muita corrida fazem parte do repertório de seus praticantes.

Normalmente, é praticado em zonas urbanas, onde escadas, bancos, muros e outros elementos são utilizados como obstáculos. Há também academias especializadas na prática, que tentam imitar os obstáculos urbanos ou naturais.

A história do Parkour

A história do Parkour começa com o militar francês Georges Hébert. Antes da Primeira Guerra Mundial, ele promovia treinamentos atléticos baseados em tribos que ele conheceu na África. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, o treinamento que envolvia andar, correr, pular, escalar e outros movimentos continuou a ser dado.

Embora Georges Hébert tivesse começado a trabalhar esses movimentos, o criador do esporte foi o também francês David Belle. Nascido em 1973, David Belle se inspirou em seu pai, Reymond, que fazia um treinamento chamado “parcour”. Segundo seu pai, a ideia era “achar o melhor jeito de fazer as coisas”. Então, David aperfeiçoou os movimentos e começou a espalhar a prática na França, por volta da década de 90. Depois, o parkour começou a ficar famoso ao redor do mundo, até chegar a um hype nos anos 2000.

Parkour além de pulos e giros

Quem vê gente praticando parkour pode achar que o esporte nada mais é do que ficar pulando por aí, sem qualquer tipo de propósito, intenção ou objetivo. Além de muita força física e concentração, há toda uma filosofia por trás do esporte. Os tracers — como são chamados os praticantes — explicam que é um “tipo de expressão” ou “um estado da mente” — algo que vai muito além de um conjunto de ações aleatórias.

Pesquisas acadêmicas mostram que a prática também mostra um novo jeito de interagir com o espaço urbano, desafiando o significado desses locais. Segundo o tracer Dylan Baker, o esporte também influencia a confiança e o pensamento crítico para alcançar os objetivos e ultrapassar os obstáculos.

Onde praticar em São Paulo e no Rio de Janeiro

O esporte chegou ao Brasil na década passada e hoje reúne alguns praticantes. Em locais como Rio de Janeiro e São Paulo há grupos que se encontram para ultrapassar os obstáculos. Para os iniciantes o mais indicado é ter aulas de parkour e frequentar as academias especializadas. Afinal, não é uma boa sair pulando por aí sem qualquer tipo de técnica, certo? Veja onde praticar:

LePartanos

O LePartanos conta com grupos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Além de um grupo para adolescentes e adultos, há um especializado em crianças. São quatro aulas por semana, com cerca de três a quatro horas de duração. A mensalidade é de R$150. Para crianças de 7 a 11 anos, as aulas têm duas horas de duração. O preço da mensalidade é o mesmo.

Os locais dos treinos variam, mas os principais em São Paulo são Metrô Vergueiro, Praça Roosevelt, Parque do Ibirapuera e Jardim São Paulo. No Rio, os principais são Estação Carioca, Botafogo, Flamengo, Siqueira Campos, Glória e outros.

Tracer

Com academias na Vila Madalena e em Pinheiros, a Tracer foca no parkour indoor, para posteriormente os alunos se arriscarem pela cidade. A estrutura com colchões, cama elástica, trampolins e outros equipamentos para ajudar no treinamento do tracer facilita a vida dos iniciantes.

Também há um treino específico para crianças, além de disponibilizar aulas de ginástica artística. Para saber informações de preços e horários, acesse o site e entre em contato com a organização da academia.

Voltz Parkour

Com atuação no Rio de Janeiro, a Voltz Parkour é uma das academias mais conhecidas do país. A Voltz Parkour disponibiliza aulas, cursos, treinos e workshops da prática, com o funcionamento de segunda à domingo. Com equipamentos especializados para a prática, a Voltz também dá aulas de trampolim acrobático, ginástica olímpica, acrobacia aérea, street dance e slackline. A academia fica na Rua Lopes Quintas, 274, no Jardim Botânico. Para mais informações, acesse o site da academia.

Gostou deste post? Que tal compartilhar:
Últimos
Trend Tags
Array ( [0] => 76 [1] => 222 [2] => 237 [3] => 115 [4] => 17 [5] => 238 [6] => 92 [7] => 125 [8] => 173 [9] => 16 [10] => 276 [11] => 25 [12] => 157 [13] => 66 [14] => 67 [15] => 62 [16] => 153 [17] => 127 [18] => 12 [19] => 19 [20] => 187 [21] => 69 [22] => 154 [23] => 175 )
Vídeos
Copyright © 2016 Free the Essence